sexta, 19 de abril de 2024
12/09/2016 15:12

O Novo Perfil do Cliente


Os clientes estão cada vez mais preparados para comprar o que querem e precisam. Eles pesquisam antes de comprar, comparam opções e soluções, negociam preços e sabem como desejam comprar. Os produtos e serviços estão diferenciados e preços cada vez menos nítidos, e o que diferencia uma empresa da outra é o atendimento e o relacionamento com os clientes.

Os clientes querem:

  • Atendimento Gourmet (atendimento diferenciado).
  • Agilidade no atendimento.
  • Nova comunicação.
  • Ser surpreendidos.

Para os profissionais de sucesso, surpreender os clientes é uma questão de sobrevivência. O investimento para atrair clientes é alto, cada vez mais caro devido a competitividade. Manter clientes satisfeitos e fidelizados é uma tarefa difícil, mas altamente lucrativo. Independente do seu negócio, número de funcionários e faturamento, pense nisso! Ganhar dinheiro requer foco, persistência e muito trabalho!

Algumas ações devem ser feitas para fazer a diferença, fazendo diferente. O segredo não é o que fazer, mas sim como fazer. As ações que iremos citar você já conhece, mas deixo uma pergunta poderosa de coaching para refletir: O que você, e só você, pode fazer de diferente para surpreender os clientes?

1º Surpreenda os clientes

Surpreender os clientes é oferecer um atendimento gourmet, um atendimento diferenciado e acima do esperado pelos clientes. Um atendimento requintado. Os clientes trocam de empresas e marcar por indiferença no atendimento.

2º Relacionamento

O relacionamento com os clientes é tão importante quanto ter produtos de qualidade. O que adianta ter o melhor produto e falhar no atendimento. Os relacionamentos acontecem por meio da comunicação e quando existe algum ruído, o cliente vai embora sem comprar. Cuidado com os ruídos na comunicação e aumente os seus resultados em vendas.

3º Inbound Channels

Na tradução, significa canais de entrada. As empresas investem muito dinheiro para atrair clientes e perdem um percentual consideravelmente grande por falhas no atendimento. O conceito do Inbound Channels é ajudar os clientes a correrem atrás da sua empresa.

4º Você cliente

Isso mesmo, coloque-se no lugar do seu cliente. Descubra o que ele precisa, qual o problema que ele tem que o seu produto pode resolver. Ofereça uma solução e não apenas um produto. Venda valor e não preço.

5º Esteja preparado

Os clientes querem profissionais preparados e motivados para atende-los. Os advogados estudam cada caso, cada processo para atender com qualidade os seus clientes. Os médicos atendem cada cliente de forma personalizada, entendem as suas necessidades e tratam o problema. Nós vendedores precisam fazer o mesmo, conhecer os nossos clientes, suas necessidades e oferecer a melhor solução. Só os vendedores preparados e motivados conseguem fazer e surpreender os clientes. Qual foi o último livro de vendas que você leu? Qual foi a última palestra que você assistiu? Qual foi a última pesquisa que você fez no Google para vender potencializar as vendas? Que tal pesquisar na internet, por exemplo, o que é “atendimento gourmet”? Arrisque, treine e treina muito para fazer a diferença.

As empresas querem e precisam de clientes, mas eles também precisam e querem soluções. Ajude-os a confiar em você e tenha clientes procurando-o.

Sobre Jaques Grinberg: Empresário, coach, escritor e palestrante. Trabalha com os temas de empreendedorismo, vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes. Especialista em Coaching de Vendas, tem vivência prática no mundo corporativo por mais de duas décadas, sócio em quatro empresas, é conhecido nacionalmente com diversos artigos publicados nas principais revistas, jornais e sites do país. Autor do livro 84 Perguntas que Vendem que traz técnicas e ferramentas do coaching de vendas para maximizar os seus resultados.




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