sexta, 19 de abril de 2024
15/09/2016 10:48

Fiesp reúne autoridades públicas para debater as perspectivas da economia brasileira nos próximos anos


É possível coordenar a política fiscal com a política monetária, de forma a favorecer uma recuperação mais rápida da economia e das finanças públicas, sem comprometer o controle da inflação? Como fazer cortes de gastos no curto prazo? Qual crescimento do PIB se pode esperar para os próximos anos? Quais setores podem contribuir para a recuperação da economia? Esses e outros temas serão debatidos durante o seminário “Perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos”, no dia 19 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O evento é promovido pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp (Decomtec) e tem como objetivo levar à discussão entre autoridades, empresários e especialistas sobre as perspectivas para a economia brasileira e eventuais medidas para a retomada do crescimento.

Entre os convidados para o encontro estão o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; o vice-presidente da Fiesp e diretor-titular do Decomtec, José Ricardo Roriz Coelho; o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo; o economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall; o deputado federal Espiridião Amin (PP-SC); o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Fernando Magalhães Furlan; o deputado federal Laercio Oliveira (SD-SE), o secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Marcos Adolfo Ribeiro Ferrari.

Os painéis do seminário estão pautados para discutir temas essenciais para o atual cenário econômico brasileiro. Uma das questões é a importância da recuperação da indústria para o crescimento da economia. Outra são as medidas de curto prazo que deveriam ser adotadas, além do ajuste fiscal. O debate inclui também o comportamento esperado para a taxa de câmbio, inflação, emprego e investimento.

Segundo Roriz, o evento será fundamental para, a partir dos questionamentos, trazer respostas imprescindíveis para a melhoria do ambiente macroeconômico e, portanto, para retomar o desenvolvimento industrial. “Queremos entender o que pode ser feito para melhorar o ambiente econômico, recuperar os investimentos e ampliar a competitividade da indústria”, exemplificou.

Segue programação abaixo:

8h30 – Credenciamento e café de boas-vindas      

9h – Abertura

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp

Marcos Pereira, ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Henrique Meirelles, ministro da Fazenda (a confirmar)

José Ricardo Roriz Coelho, Vice-Presidente da Fiesp e diretor titular do Decomtec

9h30 – Pauta: Contextualização dos temas a serem debatidos no seminário

Palestrante: José Ricardo Roriz Coelho, vice-presidente da Fiesp e diretor titular do Decomtec

10h – Pauta: “O que é preciso para recuperar o crescimento? Como implementar os ajustes e reformas necessários? Quais as perspectivas de crescimento de curto e longo prazo? ”

Palestrante:  Henrique Meirelles, ministro da Fazenda (a confirmar)

10h30 – Pauta: “Como será a atuação do Ministério, particularmente no âmbito da indústria e fomento às exportações? Mediante a restrição fiscal, quais as possibilidades de implementação de políticas industriais? ”

Palestrante: Marcos Pereira, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

11h – PAINEL 1 – Como recuperar o crescimento econômico no curto prazo?

Coordenador: João Carlos Basilio da Silva, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC

Convidados:

Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda

José Roberto Mendonça de Barros, Sócio da MB Associados

Yoshiaki Nakano, diretor da FGV-EESP e professor de pós-graduação e graduação

12h30 – Intervalo para o almoço

14h – PAINEL 2 – Perspectivas para a economia brasileira

Coordenador: Carlos Antônio Cavalcanti, Presidente do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Estado de São Paulo – Simagran-SP, Diretor do Deinfra/Fiesp

Convidados:

Carlos Kawall, economista-chefe, Banco Safra

Espiridião Amin, deputado federal (PP-SC)

Juan Jensen, sócio da 4E Consultoria e professor do Insper

Marcos Adolfo Ribeiro Ferrari, secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento

16h – PAINEL 3 – Perspectivas para a indústria

Coordenador: Antônio Carlos Teixeira Alvares, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais – Siniem e diretor da Fiesp

Convidados:

David Kupfer, Professor do Instituto de Economia da UFRJ

Fernando Magalhães Furlan, secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Laercio Oliveira, deputado federal (SD-SE)

Nelson Marconi, professor da FGV-EESP




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt