sexta, 19 de abril de 2024
00/00/0000 00:00

Encontro de Mulheres Cooperativistas reúne cerca de mil participantes no Costão do Santinho


O maior evento destinado ao público feminino do cooperativismo catarinense comemora 15 anos com edição especial, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. O tradicional Encontro de Mulheres Cooperativistas, que teve início nesta quarta-feira (28) com homenagens e resgate histórico, segue até esta sexta (29) com palestras, apresentação de cases, espetáculos artísticos, entre outras atrações. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e reúne cerca de mil pessoas entre lideranças, cooperadas, esposas de cooperados e colaboradoras de cooperativas.  

A abertura contou com a presença do presidente da Ocesc e Sescoop/SC Luiz Vicente Suzin, do superintendente das entidades Neivo Luiz Panho, da gerente do Sescoop Nacional Karla Tadeu Oliveira, da coordenadora de promoção social do Sescoop/SC Patricia Gonçalves de Souza, do secretário adjunto da Agricultura e Pesca Airton Spies, deputado estadual e presidente da Frencoop José Milton Scheffer, entre outras lideranças políticas e institucionais.

 Ao mencionar a história do encontro, o Sescoop/SC homenageou os presidentes que estiveram à frente da entidade desde o surgimento do evento: Luiz Temp, Neivor Canton e Marcos Antonio Zordan. O momento foi marcado por emoção e resgate da trajetória do encontro, que surgiu em 2002 com a participação de 250 mulheres.  A iniciativa, que em 2011 foi realizada em formato de congresso para celebrar os 10 anos, é reconhecida pela evolução na programação e no número de participantes.  

Suzin realçou que um dos grandes resultados do evento é a formação dos núcleos femininos, que atualmente têm participação ativa nas cooperativas. “É expressivo interesse e o   envolvimento das mulheres nas cooperativas do Estado, tanto como associadas ou líderes, quanto como colaboradoras. A edição deste ano visa comemorar o importante papel exercido por elas no cooperativismo catarinense, que é reconhecido como destaque nacional de desenvolvimento”.

Segundo Karla Tadeu Oliveira, o protagonismo do Estado no cooperativismo irradia. “Temos um propósito comum na busca pela consolidação do sistema e, atualmente, o desenvolvimento passa pelo papel da mulher que assume, cada vez mais, a função de agente transformador nos ambientes em que atua, seja nas famílias, nas comunidades e nas cooperativas. Essa edição, comemorativa de 15 anos, vem demonstrar a conjugação de esforços do Sescoop/SC no incentivo à participação das mulheres, promovendo ambientes de troca de experiências e de conhecimentos”.

Patricia Gonçalves de Souza destacou que, ao longo destes 15 anos, o Encontro de Mulheres Cooperativistas buscou promover conhecimento, oportunizar momentos de reflexão, cultura e integração, além de fortalecer práticas de cooperação e liderança no cooperativismo. “Foi uma bela caminhada, conquistamos importantes resultados, o que foi possível graças aos três dirigentes da Ocesc e do Sescoop que, nesses últimos 15 anos, nos permitiram despertar, crescer, construir e transformar, por meio desses magníficos encontros. Prova disso é olhar para o rosto de cada uma e perceber a beleza da transformação que obtiveram pela possibilidade e pela oportunidade desde o início da semente que foi plantada”.

A programação do primeiro dia inclui, ainda, palestra sobre “O impacto do cooperativismo na construção de um futuro melhor”, com Carlos Hilsdorf, apresentação dos cases dos Núcleos Femininos, palestra com foco para “Os novos horizontes da liderança” com Eduardo Shinyashiki,  e palestra com João Carlos De Oliveira sobre “Família: a base das Sociedades Cooperativas”.

 PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira (29), as atividades serão retomadas, às 8 horas, com revitalização e seguem com a palestra “Saúde e Qualidade de Vida”, conduzida por Malcon Montgomery. Depois do coffee break, a partir das 10h30, Nelma Penteado fechará a programação da plenária com a palestra motivacional “Acredite nos seus sonhos”. O encontro será encerrado à noite, com o jantar de confraternização, a partir das 20 horas.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt