Os brinquedos e itens do vestuário têm, somados, 88,9% da preferência do consumidor de Itajaí para o dia das crianças deste ano, maior percentual no estado. Os dois itens chegam a 83,4% na média estadual. O gasto médio dos moradores desta cidade será de R$ 180,29, pouco acima do índice de Santa Catarina - de R$ 177,70. Os dados são da pesquisa da Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) e Fecomércio SC.
“O resultado pode refletir as mudanças no comportamento do consumidor após a troca do Governo Federal e os ajustes na economia”, de acordo com Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A famílias ainda convivem com a redução da renda e o desemprego, mas alguns setores já apontam uma recuperação”, lembra o líder lojista.
De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês já sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria. “Santa Catarina foi um dos últimos estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos”, avalia.
Conforme o levantamento, a presença da criança na compra ocorrerá em 72,1% dos casos – semelhante à média em Santa Catarina, de 74,4% – e a decisão sobre o presente será dos pequenos em 69% das compras – mais do que a expectativa estadual, de 64%.
A preferência pelo pagamento à vista (85,2%) é a segunda maior das cidades pesquisadas – atrás apenas de Blumenau (86,8%) e superior ao percentual catarinense de 77,5%. A pesquisa de preço será a estratégia adotada por 74,3% dos consultados, resultado semelhante em todas as cidades pesquisadas.
Perfil do consumidor
O comércio de rua será a opção da maioria da população do estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Apesar da preferência do consumidor, com (51,9%), os brinquedos dividirão a atenção com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.
Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto que apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isto não ocorrerá.
Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços, por ser feriado nacional. No estado 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversões. No entanto 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial. A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.