sexta, 19 de abril de 2024
13/10/2016 10:54

Comércio catarinense começa a recuperar fôlego em setembro

Indicadores econômicos levantados pela Fecomércio SC apontam melhora no ambiente de negócios ainda em 2016

Os indicadores de confiança no mês de setembro, que funcionaram como um 'termômetro do mercado' após o impeachment, apontam para a recuperação do fôlego do comércio catarinense. Embora as condições do mercado de trabalho e o crédito restrito ainda sejam um entrave para retomada do consumo, as variações positivas do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) e da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) já mostram um horizonte de melhora no ambiente de negócios ainda em 2016.

O ICEC atingiu 98,5 pontos em setembro, em uma escala de 0 a 200, o que representa alta de 6,1% no mês e 15,3% no ano. Este foi o quarto mês consecutivo de alta, após apresentar o nível mais baixo da série histórica iniciada em janeiro de 2010.

Os subíndices que medem as condições atuais do empresário, levando em conta o desempenho da economia, do setor e das empresas, permanecem em patamares baixos, mas vêm crescendo gradualmente (44,1 junho, 51,6 julho, 56,7 agosto e 62,3 setembro). O número subiu expressivos 30,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, mas ainda é o mais baixo entre os índices deste mês.

Já a expectativa do empresário mostra uma evolução consistente (129,2 junho, 138,4 julho, 140,4 agosto e 146,9 setembro). Apenas o nível de investimento das empresas e a situação dos estoques, dois quesitos que dependem da segurança no futuro da economia e da melhora nas vendas, ainda apresentam queda.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o desempenho no último mês mostra o humor do setor em relação às mudanças na gestão do país. “O aumento do desemprego, as indefinições da política econômica e o baixo volume de vendas minaram o ânimo do empresariado, mas essa situação começou a se reverter. Mas, a trajetória de alta só se sustentará se as medidas anunciadas pelo novo governo forem claras e terem perspectivas de resultados positivos dentro de um horizonte previsível”, avalia.

Icec setembro

 

Cenário mais favorável

Depois de seis meses seguidos de queda, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) voltou a subir (5,1%) e atingiu 90,6 pontos. O indicador vinha caindo mês a mês desde março (Março 101,2, Abril 97,3, Maio 91,8, Junho 87, Julho 86,4, Agosto 86,2).

A ICF cruza dados sobre emprego, perspectiva profissional, renda, acesso ao crédito, consumo e momento para duráveis para medir a avaliação das famílias sobre a condição de vida e a propensão ao consumo. 

A renda (152,2 pontos) e o emprego atual (117,2 pontos) destacam-se desde o início do ano entre os indicadores mais positivos da pesquisa. Mesmo com a deterioração do mercado de trabalho, Santa Catarina ainda tem a menor taxa de desocupação (6,7%) do país. A Perspectiva Profissional (86,2) teve alta de 8,8% no mês, depois de apresentar o menor valor da série histórica em agosto (79,2), mas ainda denota o pessimismo dos catarinenses.

icf setembro

“A queda dos lucros no comércio, com a desaceleração no volume de vendas, pressiona negativamente a criação de vagas formais no estado, provocando assim o aumento do desemprego e a queda na percepção das famílias quanto a sua perspectiva profissional”, explica o economista da Federação, Luciano Córdova.

Já a perspectiva de consumo está bastante comprometida e registrou em setembro o pior desempenho (39 pontos) entre os indicadores do mês, mas subiu 14,4% na comparação com agosto, a maior variação mensal.

O comportamento dos números trazem os primeiros indícios de que o pior da retração econômica pode ter ficado para trás. “Ainda é cedo para falar em crescimento, mas os dados apontam para cenários mais favoráveis em 2017. A nova orientação da política econômica sinaliza para as reformas necessárias para o Brasil voltar a crescer”, pontua o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt