sexta, 19 de abril de 2024
04/11/2016 20:01

Retirada de pedras dos Molhes já está em andamento


A Superintendência do Porto do Rio Grande está trabalhando desde a manhã desta sexta-feira, 04, retirando as pedras que impedem a passagem das vagonetas nos Molhes da Barra do Rio Grande. Em função dos fortes ventos registrados no final de outubro, as pedras acabaram deslocando-se para o meio do molhe oeste que fica na Praia do Cassino. Com maquinário e equipe da autarquia, a SUPRG está trabalhando em ritmo acelerado no local.

 Na tarde da última quinta-feira, 03, a primeira pá-carregadeira foi enviada ao local para já no começo da manhã iniciar a retirada das pedras. O segundo equipamento chegou ao local e passou a auxiliar na limpeza. A Suprg trabalha com a estimativa de que o passeio das vagonetas esteja totalmente desobstruído durante a próxima semana, mas busca o máximo de eficiência para talvez, reabrir o molhe oeste no próximo domingo, 06 de novembro. 

Foram contabilizadas mais de 120 pedras de grandes proporções que atrapalham o caminho das vagonetas. Algumas com mais de duas toneladas estavam no local. Além da equipe de trabalho da SUPRG, os vagoneteiros também auxiliaram no trabalho de remoção dos itens menores. “O trabalho do vagoneteiro é um patrimônio de nossa cultura bem como o molhe em si. Desde o primeiro momento passamos a analisar as alternativas para a remoção das pedras e assim que as condições climáticas firmaram iniciamos o trabalho”, afirma o diretor superintendente Janir Branco.

 As pás carregadeiras foram levadas até o molhe oeste com auxilio da Prefeitura Municipal do Rio Grande que emprestou um caminhão plataforma e também de empresa privada contratada pela SUPRG para esse fim. “Os Molhes da Barra são essenciais para o desenvolvimento de nossa região, pois permitem a abertura constante do canal do porto e é uma das maiores obras oceânicas do nosso país. O passeio turístico e histórico das vagonetas tem nosso respeito, nosso apreço, e por isso, não medimos e não mediremos esforços para que o mais rápido possível esteja restabelecido”, concluiu Janir Branco.  

 Exposição do Porto no Partage encerra no domingo

Este é o último fim de semana para visitar a exposição “Museu e Biblioteca da Superintendência do Porto”, no Partage Shopping Rio Grande. Aberta no mês de julho, a mostra permaneceu por quatro meses com um compilado de fotos e peças do acervo da instituição.

 Foram exibidas mais de dez peças – entre fotografias e objetos – que mostraram diferentes épocas da atividade portuária e naval da Cidade do Rio Grande. Entre os objetos apresentados, havia um timão em madeira, um telégrafo e ainda maquetes de embarcações que fazem e fizeram parte do maquinário da autarquia. O acervo completo da SUPRG fica localizado no prédio administrativo enquanto o Museu do Porto está instalado nos armazéns do Porto Velho. A mostra tem a organização dos setores de Comunicação Social, Biblioteca e Museu do Porto.

 A exposição permanecerá aberta neste final de semana com encerramento no domingo, 06 de novembro. O horário de funcionamento é o mesmo do shopping – de segunda a sábado das 10 às 22 horas e domingos e feriados das 14 às 20 horas.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt