Inovação é a palavra do momento. O idealizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, durante o segundo dia da Conferência ONDM – O Negócio da Moda, que termina nesta quarta-feira, dia 09, no Maria´s, em Camboriú, durante sua palestra enfatizou a necessidade de pensar de forma diferente, de buscar alternativas para desenvolver moda com um novo sentido. Tema que também foi amplamente debatido por André Carvalhal, criador da Malha, no primeiro dia de evento.
Todos os participantes das conferências de alguma maneira destacaram a necessidade de se pensar “fora da caixinha”, de buscar algo totalmente inovador e que atenda os anseios dos consumidores. De acordo com Borges, o mundo estressou todos os seus padrões e a moda esta sendo reconstruída de forma diferente. “Estamos vivendo uma crise geral do sistema, não só econômica, política, de varejo ou consumo. Estamos no caos e é nesses momentos que surgem novos modelos. Agora, está no momento de colocarmos mais alma em nossos negócios, não focar somente no racional”, avalia.
Para Borges e outros empresários a moda está mais inclusiva e democrática, o que é muito melhor para a sociedade. Acabaram-se os padrões de beleza engessados. Isso se viu no SPFW com o desfile do Ronaldo Fraga, composto todo por transsexuais e travestis.
O presidente da Riachuelo, Flávio Rocha, diz que estamos no fim de um ciclo e buscando uma retomada da economia. Essa busca pelo crescimento o Brasil passa também pelo mercado de moda. A Riachuelo é conhecida por ser uma empresa de fast fashion. Rocha diz que essa é a “onda” do momento. Mais ninguém tem paciência para esperar as coisas chegarem. Todo mundo quer para “ontem”. Por isso, os estilistas e as empresas estão tendo que ser mais ágeis.
A Riachuelo, por exemplo, lança cerca de 48 mil novos produtos todos os anos. A cada 10 dias tem uma média de dois mil novos produtos nas lojas. Ele alerta que, além da velocidade em atender os consumidores, as empresas devem ficar alertas para atender a todos os públicos. “Na Riachuelo não temos um único público. Temos moda para todos. Tanto que temos uma loja numa área pouco valorizada de Recife, e que vende muito, e uma na esquina da Oscar Freire, uma das esquinas mais caras de São Paulo, que também é campeã de vendas. “São endereços comerciais com públicos distintos e todas vendem”, enfatiza.
Hoje é o último dia da Conferência ONDM e terá uma discussão sobre “Branding, Evolução e Foco” com Giuliano Donini, da Marisol, Alberto C. Lowndes, da Haco, e como mediadora Mary Nicoliello da PWC. “Geração Z – Como se comportam e o que sua marca sabe sobre eles” é o tema que será debatido por inca Giglio da WGSM. Os empresários Rafael D´Avilla, da Korova, Daniel Mafra, da Damma, Alice Matos e Cristiano Marzari, da Labellamafia, e Léo Begin da Rust Miner vão falar sobre “Empreendedorismo – Business. A última palestra do dia será “Marketing de Conteúdo – a comunicação na moda”, com Adriana Bechara e Bruna Fioreti da Revista Glamour.
Informações no site: www.ondm.com.br
Texto: Liliani Bento