sexta, 19 de abril de 2024
21/11/2016 16:52

ENAEX 2016: evento discute mercados dos EUA e China para o comércio exterior brasileiro


O Brasil pode ser afetado apenas indiretamente pela eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Sua retórica protecionista poderá limitar o crescimento do comércio global, mas não deverá haver nenhuma ação específica contra o Brasil ou mesmo a Argentina, ao contrário do México. Para os EUA, o Brasil é “non issue” (uma “não questão”, ou seja, não representa um problema). Além disso, os EUA têm superávit com o Brasil, e, em termos de manufaturas, o comércio entre os dois países se dá “intra company” (entre filiais e matrizes de uma empresa).

A afirmação é de Thomaz Zanotto, diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Derex/Fiesp) e também da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Ele será o moderador do painel “Estados Unidos e China: Mercados Especiais, Atenção Prioritária”, a ser realizado das 11h30 às 12h30 do próximo dia 23, no Rio, após a abertura do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2016).

Para Zanotto, esse painel será um dos mais importantes do evento, reunindo os embaixadores do Brasil nos Estados Unidos, Sérgio Amaral, e na China, Marcos Caramuru. “Eles são os dois melhores e mais experientes diplomatas brasileiros. Amaral foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Governo FHC e presidente do Conselho Empresarial Brasil-China. Caramuru foi cônsul-geral em Xangai e, durante um período, atuou como empresário. Ele montou uma consultoria que prestava serviços a empresas brasileiras interessadas em atuar na China. Mora em Xangai há bastante tempo. É competente, conhece a economia chinesa e as dificuldades de empreender na China”, assinalou.

- Será um debate importantíssimo num momento em que vozes protecionistas se levantam, em que o Brasil colocou o comércio exterior na centralidade de sua recuperação econômica, e também em que o comércio global, pela segunda vez desde 2007, está crescendo 1,6%, abaixo dos 2% da economia mundial – concluiu.

 

Sobre o ENAEX 2016

Durante o ENAEX 2016 os participantes vão ter acesso a workshops, painéis e discussões sobre os principais temas ligados ao comércio exterior brasileiro. Terão ainda a oportunidade de participar de despachos executivos e reuniões, assim como visitar a área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.  

Paralelamente ao evento, ocorrerá a reunião do Conselho de Comércio Exterior do Mercosul (MERCOEX), formado pelas coirmãs da AEB no âmbito regional: CERA (Câmara de Exportadores de la República Argentina), UEU (Unión de Exportadores del Uruguay) e CIP (Centro de Importadores del Paraguay). 

Em reconhecimento às empresas e instituições que se destacaram no comércio externo do Brasil no ano anterior, a AEB e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) concederão durante o evento o Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2016, que está em sua 22ª edição. 

As inscrições, gratuitas, estão abertas no site www.enaex.com.br, onde os interessados poderão encontrar também mais informações sobre o evento.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt