sábado, 20 de abril de 2024
24/11/2016 15:05

Portonave conquista mais dois prêmios

Projetos de preservação ambiental e melhoria de qualidade de vida dos colaboradores foram os contemplados

Como resultado de um trabalho desenvolvido há nove anos e que se torna referência no Estado, a Portonave celebra a conquista de mais dois prêmios neste mês de novembro. Na área ambiental, a empresa foi a vencedora do 18º Prêmio Fritz Müller, da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Santa Catarina, na categoria Controle de Poluição Atmosférica, com o case “Eletrificação dos guindastes RTG da Portonave: um projeto de redução de emissões e preservação do meio ambiente”. Na área de gestão de pessoas, o Terminal foi um dos agraciados com o Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH – Seccional SC, com o case “Programa Saúde em Equilíbrio”.

O Terminal Portuário, empresa líder de mercado no Estado desde 2010, respondendo por 55% da movimentação de contêineres, busca alinhar o seu crescimento ao desenvolvimento sustentável. Prova disso é o projeto de eletrificação dos transtêineres (RTG na sigla em inglês), guindastes que fazem o movimento do contêiner do caminhão para o pátio de armazenagem e vice-versa. Com a implantação do sistema Busbar System [barramento de transporte de energia], os 18 equipamentos do Terminal passaram a ser alimentados com energia elétrica e não mais com geradores a diesel. Um ganho para o meio ambiente e também para a produtividade do Terminal. A troca do diesel por energia elétrica reduziu em 98% a emissão de gases poluentes dos RTGs e em 62% o consumo de diesel da Portonave.

O Saúde em Equilíbrio é um programa que trata de qualidade de vida para os colaboradores da Portonave. A empresa tem buscado alternativas para oferecer um ambiente de trabalho mais saudável com a proposta de interligar as ações já existentes e outros programas que atendem às demandas prioritárias da saúde ocupacional, ou seja, ações voltadas à saúde física e mental, que visam trabalhar: controle da obesidade e sobrepeso; gerenciamento do estresse; incentivo à prática de atividades físicas. Os resultados vêm surpreendendo e transformando a vida dos colaboradores.

Esta é a terceira vez que a Portonave vence o Fritz Müller e a segunda vez que a empresa é uma das ganhadoras do Prêmio Ser Humano. O prêmio Fritz Müller, que reconhece os principais projetos e trabalhos na área ambiental desenvolvidos em Santa Catarina, é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por muitos anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos relacionados ao meio ambiente. Já o Prêmio Ser Humano reconhece estudantes, profissionais e empresas públicas e privadas que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da prática de gestão de pessoas e de projetos socioambientais, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt