A catarinense Zehn Bier investiu R$ 700 mil em marketing, estruturação da área comercial, manutenção e reestruturação de equipamentos na fábrica, adequação à legislação no ano passado e parte agora para a conquista de novos mercados. Além da forte presença da marca no litoral catarinense o chope engarrafado de Brusque também pode ser encontrado no mercado carioca e, a partir de 2017, também no Paraná e São Paulo.
Os resultados obtidos pela empresa no ano passado já foram surpreendentes para um período de crises nas áreas econômica e política. O crescimento com relação a 2015 foi de cerca de 40%, passando da média mensal de produção de 25 mil litros, para 35 mil litros.
- Para 2017 os planos são os melhores. Estaremos marcando presença também nos estados do Paraná e São Paulo - diz o diretor comercial, Edson Bruning.
Para o executivo Fernando José de Oliveira, a expectativa para 2016, que era de crescer 30%, foi superada. Mas ainda há um amplo mercado de expansão para as cervejas artesanais.
- Hoje, não representamos nem 1% do mercado nacional de cervejas. Mas a bebida produzida de forma artesanal ainda têm um longo caminho a percorrer. Se a situação econômica do país não estivesse tão complicada, poderíamos, com toda certeza, apostar em um crescimento de 50% ao ano - diz. Em países como os Estados Unidos, por exemplo, as artesanais já representam 15% do mercado cervejeiro.
Produção - A fabricação do chope e das cervejas Zehn Bier segue as tradições germânicas, utilizando como matéria-prima quatro ingredientes: o malte, o fermento, o lúpulo e a água, que não são filtrados e não possuem conservantes. Tudo feito de forma artesanal por um mestre cervejeiro. Atualmente, a empresa oferece, além dos chopes tipo Pilsen e Porter, as cervejas Pilsen Extra, Weizen, Porter, Heller Boc e IPA.