Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve recuo de 2,2% na procura empresarial por crédito em 2016 na comparação com o ano de 2015. Foi o pior resultado da demanda das empresas por crédito dos últimos quatro anos (veja quadro abaixo).
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a baixa demanda por capital de giro, tendo em vista o aprofundamento da recessão, o reduzido patamar da confiança empresarial e as taxas de juros ainda bastante elevadas pesaram negativamente sobre a demanda das empresas por crédito no ano passado. Análise por porte Em 2016 a queda da demanda por crédito nas médias e grandes empresas foram de 12,0% (médias empresas) e de 10,4% (grandes empresas). Já as micro e pequenas empresas exibiram menor recuo na demanda por crédito no acumulado de janeiro a dezembro de 2016 frente ao mesmo período do ano passado (-1,7%).
Análise por setor Todos os setores econômicos pesquisados apresentaram quedas em suas demandas por crédito no acumulado do ano passado, na comparação com 2015: indústria (-5,0%), comércio (-3,6%) e serviços (-0,1%).
Análise por região
No acumulado do ano de 2016, a demanda empresarial por crédito recuou em quatro regiões do país: Norte (-5,6%); Centro-Oeste (-2,3%); Nordeste (-2,4%) e Sudeste (-1.2%). Por outro lado, houve alta apenas na Região Sul (0,8%) ao longo do ano de 2016.
Metodologia do indicador O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte. |
Serasa Experian A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Experian A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Empregamos cerca de 17.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. |