sábado, 20 de abril de 2024
02/02/2017 11:48

Equipe do Itajaí Saling Team inicia preparativos para o Circuito Catarinense de Vela 2017

Os preparativos para disputar o circuito começam neste final de semana (04 e 05 de fevereiro), em Jurerê, tendo a bordo como treinador do time o experiente velejador André Fonseca, o Bochecha

Após encerrar 2016 como campeão brasileiro e catarinense de vela oceânica na categoria IRC, a equipe do Itajaí Sailing Team (ITS) – time que representa a cidade em competições oficiais – inicia os treinamentos para disputar o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, a primeira competição válida pelo Circuito Catarinense 2017, que será realizado em Jurerê Internacional de 8 a 11 de fevereiro, em Florianópolis.

Os preparativos para disputar o circuito começam neste final de semana (04 e 05 de fevereiro), em Jurerê, tendo a bordo como treinador do time o experiente velejador André Fonseca, o Bochecha, e Brenda Furlin, 12 anos, velejadora mirim e primeira mulher da equipe. A entrada de Brenda na equipe segue uma tendência mundial dos velejadores de incluírem mulheres nas equipes de vela.

De acordo com Alexandre dos Santos, coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, mesmo tendo vencido o estadual e nacional na categoria IRC em 2016, neste ano a equipe avalia disputar na categoria ORC, com maior presença de barcos no Brasil. O primeiro teste na categoria será a competição em Florianópolis. Ele explica que, apesar da IRC ser a categoria mais importante do mundo, no Brasil ela não segue a mesma tendência. 

Com a mudança, foram necessárias algumas alterações técnicas no barco – um veleiro da classe soto de 40 pés -, e a participação de Bochecha nos treinamentos é considerada fundamental para a equipe. “Ele tem a função de preparar os velejadores para desenvolver cada vez melhor sua função”, acrescenta Alexandre. Durante os treinamentos, a equipe veleja, em média, seis horas por dia.

O time compete num veleiro da classe Soto 40 com 10 tripulantes, além da velejadora mirim.  O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, além de apoio da Anasol, Molim e Clindex.

Sobre o Circuito Catarinense de Vela

Confirmado para acontecer entre os dias 8 e 11 de fevereiro, o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina chega a sua 28ª edição em 2017. Como sempre, são esperadas as principais equipes de vela oceânica do país competindo nas classes C30, ORC, IRC, RGS, HPE-25, Bico de Proa e Multicascos. A programação de quatro dias de provas em Jurerê inclui a realização de seis regatas para todas as classes, exceto RGS-Cruzeiro, Bico de Proa e Multicasos (4). A expectativa é de que o evento seja iniciado com uma regata de percurso (longo ou médio, dependendo das condições) e os três seguintes sejam compostos por regatas barla-sota.

 



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt