sexta, 19 de abril de 2024
22/02/2017 15:16

Valor das contas inativas do FGTS pode ser utilizado em consórcios

Os saques das contas inativas começam no dia 10 de março e seguem até 31 de julho. O saque do dinheiro pode ser feito por quem tem saldo em uma conta inativa até 31 de dezembro de 2015. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho

O Governo Federal divulgou o calendário oficial de saques das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) com o objetivo de injetar mais dinheiro na economia. Mas antes de sair gastando sem planejar, é importante avaliar as opções do mercado para considerar as melhores alternativas de investimento.

O consórcio é uma delas. Modelo de negócio que é isento de juros e com ampla flexibilidade, o sistema permite compras programadas em médio e longo prazo. "É importante as pessoas saberem que é possível utilizar o valor da conta inativa para o investimento em consórcio", pondera o gerente comercial e de marketing, da Randon Consórcios, administradora da marca Racon, Cleber Sanguanini.

Para quem ainda não investe em consórcios, esse valor das contas inativas pode ser uma oportunidade para quem quer adquirir um imóvel ou veículo, de forma mais econômica e planejada. "É um meio de capitalizar esse recurso, usando de forma racional e programada", sugere Cleber.

Para quem já tem um consórcio, são diversas possibilidades de utilização destes valores das contas inativas, entre elas a oferta de lances, para quem está se planejando para buscar a contemplação do seu plano.

Fazendo isso, o consorciado pode reduzir o valor das prestações em aberto, quitar da última parcela para a primeira (ordem inversa) ou quitar as parcelas a contar pelo próximo pagamento (ordem direta).

O consorciado também pode antecipar prestações. É possível antecipar parcelas vincendas reduzindo o prazo, neste caso antecipando o pagamento das últimas parcelas.

Também é possível aproveitar este valor para regularizar parcelas em atraso, e manter o consórcio ativo. "Para casos de contemplação, é importante estar em dia para usufruir do crédito", adverte Cleber.

Os saques das contas inativas começam no dia 10 de março e seguem até 31 de julho. O saque do dinheiro pode ser feito por quem tem saldo em uma conta inativa até 31 de dezembro de 2015. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho.

Sobre a Randon Administradora

Em 29 anos, a Randon Administradora de Consórcios possui mais de 170 mil cotas comercializadas e cerca de 80 mil cotas contempladas, o que representa aproximadamente R$ 7,5 bilhões em créditos distribuídos a milhares de consorciados.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt