sexta, 19 de abril de 2024
01/04/2018 10:20

Volvo Ocean Race fortalece o esporte à vela em Itajaí

Itajaí Sailing Team foi criado após passagem da competição pela cidade

A paixão pela vela uniu a Volvo Ocean Race e a Itajaí Sailing Team. Com o fortalecimento do esporte náutico após a primeira Itajaí Stopover, a equipe ganhou o espaço em competições com títulos estaduais e nacionais. Para apresentar esse projeto ao governo municipal, os velejadores se encontraram na manhã de sexta-feira (30) com o prefeito Volnei Morastoni. A Vila da Regata abrirá oficialmente na próxima quinta-feira (05). 

“É importante que esse legado da vela fique em Itajaí. Nós somos um polo náutico do Brasil que abraça o porto, a pesca e também a construção naval. Esse encontro com a Itajaí Sailing Team nos orgulha”, destaca o prefeito Volnei.

Em 1973, surgiu a regata volta ao mundo com quatro etapas. Após 13 eventos, passou para 10 paradas e, desde 2012, a Volvo Ocean Race escolheu Itajaí como a única estadia dos veleiros na América Latina. É a terceira vez que o município sedia o evento (2011-12, 2014-15 e 2017-18).

Com a escolha do município para receber a maior competição de vela do mundo, o legado pode ser visto desde a primeira edição. Em Itajaí, um grupo de amigos criou o Itajaí Sailing Team para competir. Eles perceberam que a experiência podia render frutos e compraram o barco do velejador Torben Grael – cuja filha e campeã olímpica, Martine Grael, compete no Team Akzonobel. Atualmente, a equipe itajaiense é destaque nacional e a única a levar o nome de uma cidade para as competições.

“A ideia era que Itajaí participasse da competição nacional de vela. Formar velejadores de Itajaí e, desde então, fomos vice-campeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil de vela. Sempre buscando novos talentos e com 70% dos atletas nascidos e formados pela Itajaí Sailing Team. O projeto é um sucesso e nosso calendário é muito extenso. É o único barco que leva o nome de uma cidade”, destaca o comandante da Itajaí Sailing Team, Marcelo Gusmão, que espera um fortalecimento ainda maior do esporte com esta terceira edição da Volvo em Itajaí.  




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt