sexta, 19 de abril de 2024
24/04/2018 17:43

OpenTech anuncia os vencedores nacionais do Prêmio Mover Eficiência em Logística

Nesta edição, 14 empresas de todo o país inscreveram seus cases de eficiência logística no Prêmio Mover

A OpenTech, uma das líderes no mercado de soluções em gestão logística e gerenciamento de risco no país, anunciou neste mês os vencedores do Prêmio Mover - Eficiência em Logística. Com o case Cargo Monitoring, a Adama Brasil conquistou o primeiro lugar na premiação.
 

Especializada em transporte marítimo e logística internacional e responsável pela movimentação de um a cada cinco contêineres no mundo, a Hamburg Süd ficou em segundo lugar, seguida pela C&A (uma das maiores empresas de varejo de moda do mundo) e pela Tegma (um dos maiores operadores logísticos da América Latina no transporte de veículos zero-quilômetro).
 

Nesta edição, 14 empresas de todo o país inscreveram seus cases de eficiência logística no Prêmio Mover. A escolha do vencedor e a solenidade de premiação ocorreram em Joinville (SC), na sede da OpenTech, após os quatro finalistas apresentarem em plenária os resultados de seus projetos. Estiveram no evento os executivos Clemente Guerra Junior (Adama), Fernando Camargo (Hamburg Süd), Antonio Santos (C&A), Aparecido Oliveira Moreira e Vivian Aparecida de Castro Ribeiro (Tegma).
 

Primeiro lugar
 
Indústria do segmento agroquímico, a Adama Brasil pertence ao grupo israelense Adama Agricultural Solutions, com sede em Tel-Aviv, controlado desde 2011 pela ChemChina, a maior empresa química da China e uma das 500 maiores empresas do mundo, com faturamento global de US$ 3,1 bi.
 

No Brasil há mais de 40 anos, a Adama foi destaque no Prêmio Mover ao comprovar os importantes avanços obtidos no processo logístico desde a implantação do Cargo Monitoring em parceria com a OpenTech.
 

Além de reduzir em 41% os custos com as seguradoras no primeiro ano do projeto, a empresa conseguiu reverter um cenário de 12 roubos de carga ao ano (antes da implantação do projeto) para três ocorrências, sendo duas com recuperação total da carga e uma parcial.
 

Outros destaques do projeto foram a redução dos prazos de resposta da localização da carga e de entrega do reconhecimento de vendas de 4 horas para instantâneo; redução da carga de trabalho operacional em 800 horas; mais de 4 mil consultas diretas ao sistema por meio do aplicativo disponibilizado à equipe comercial e redução do prazo de entrega dos produtos em um dia útil.
 

Outros projetos vencedores
Com uma ampla rede intermodal no Brasil composta por transportadoras, operadores ferroviários e barcaças, a Hamburg Süd – que hoje integra o grupo Maersk, presente em 123 países e com mais de 750 navios em operação – conquistou a segunda colocação no Prêmio Mover com o case Control Tower. Entre os resultados obtidos a partir da parceria com a OpenTech estão a melhoria na pontualidade nas entregas (redução de veículos em atraso e aumento de veículos que chegam adiantados ao destino), monitoramento dos veículos e cargas em tempo real, maior controle das autorizações de embarque e estadia da frota e repasse mais ágil sobre o status da operação aos clientes.

Presente em mais de 120 municípios e com mais de 270 lojas no Brasil, aC&A – terceira colocada no Prêmio Mover – conta desde 2013 com o SIL para o controle da operação logística da frota 100% terceirizada. Com a customização do Sistema Integrado e um ponto de apoio da OpenTech em um dos centros de distribuição da empresa, a C&A consegue atualmente medir o desempenho das transportadoras com base em indicadores como cumprimento de horário de carregamento, cumprimento do Lead Time acordado de viagem, cumprimento de janelas de entrega e erros de emissão de Conhecimento de Transporte Rodoviário de Carga (CTCR). Com a evolução do gerenciamento logístico, a empresa apurou, em média, um nível de serviços de 99% nos últimos dois anos.

Parceira da OpenTech desde 2007, a Tegma utiliza o SIL para rastrear e gerenciar logisticamente sua operação, realizando o transporte de mais de 1 milhão de veículos/ano no Brasil, média essa dos últimos anos. Além do rastreamento das viagens, o SIL controla ainda o histórico de posições de viagens, faz o monitoramento da frota ativa, localiza e posiciona as frotas por raio de km, controla quilometragem e velocidade, emite relatórios de alertas e controla as frotas carregadas paradas, entre outras funcionalidades.

Troca de experiências
De acordo com o CEO da OpenTech, Duani Reis, o Prêmio Mover é uma oportunidade ímpar para a troca de ideias e experiências. “É muito enriquecedor e uma honra poder reunir grandes empresas, todas líderes em seus segmentos, para um momento de compartilhamento de boas práticas", diz.

Lançado em dezembro de 2017 pela OpenTech, o Prêmio Mover tem como objetivo valorizar e reconhecer o desempenho de clientes que utilizam o Sistema Integrado de Logística (OpenSIL) em suas operações. Ferramenta de gestão de alto desempenho, o SIL oferece ampla automatização dos processos logísticos e permite o aprimoramento do controle de qualidade e segurança, pontualidade de entregas e assertividade da operação.
 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt