sexta, 19 de abril de 2024
03/08/2018 16:02

Antaq lança audiência pública para o Tecon 2 e Terminal de Veículos de Suape

O Tecon 2 é o principal projeto em andamento conduzido por Suape, com investimentos privados que devem chegar a R$ 1 bilhão. Suape concluiu e atualizou os estudos em novembro de 2017 ao Governo Federal. Em março, os projetos foram incluídos no PPI.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (3), o aviso de audiência pública que acontecerá entre 3 de agosto e 14 de setembro de 2018, para os interessados em realizar contribuições e sugestões para o edital de licitação de viabilidade e contrato de arrendamento do segundo terminal de contêineres (Tecon 2) e o do arrendamento do Terminal de Veículos. Após o recebimento das contribuições será agendada a data da audiência presencial. A conclusão de mais uma etapa para a realização desses projetos estratégicos para Suape é fruto do trabalho de parceria realizado entre a Antaq e o Porto de Suape.

As contribuições poderão ser dirigidas à Antaq a partir de hoje até às 23h59 de 14/09/2018, exclusivamente por formulário eletrônico disponível no link http://portal.antaq.gov.br. Para as contribuições dirigidas ao Tecon II, os interessados podem enviar e-mail para  anexo_audiencia102018@antaq.gov.br. Já as sugestões para o arrendamento do Terminal de Veículos podem ser enviadas para o e-mail anexo_audiencia92018@antaq.gov.br

Os dois projetos estão inseridos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), tendo acompanhamento direto e interministerial do Governo Federal. As próximas etapas do processo contemplam a apreciação em audiência pública dos projetos e a, avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), previstos para acontecer ainda este ano. Segundo o governo, a previsão é lançar os editais de licitação no início de 2019. Os contratos devem ser assinados no próximo ano. O tecon 2 será licitado no modelo greenfield, ou seja, totalmente novo, e o contrato de arrendamento do Terminal de Veículos, em modelo brownfield, com infraestrutura já construída passando a ser um terminal portuário.

O Tecon 2 é o principal projeto em andamento conduzido por Suape, com investimentos privados que devem chegar a R$ 1 bilhão. Suape concluiu e atualizou os estudos em novembro de 2017 ao Governo Federal. Em março, os projetos foram incluídos no PPI.

O empreendimento será instalado em uma área com 900 metros de cais (com dois berços para atracação) e com uma retroárea de 250 mil m², com possibilidade de expansão. O terminal terá capacidade projetada para movimentar entre 1 e 1,2 milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a 20 pés) por ano. Somada à atual capacidade do Tecon Suape, o porto poderá movimentar até 1,7 milhão de TEUs/ano.

Em 2017, Suape movimentou 460.769 TEUs, recorde na história do porto. A ideia é que, com o Tecon 2, o atracadouro possa alcançar a marca de 1 milhão de TEUs operados/ano até 2030.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt