quinta, 18 de abril de 2024
21/03/2019 11:16

Solução multimodal oferecida pelo Tecon Rio Grande atrai importadores e exportares da região

Destaque para a navegação interior que apresentou crescimento de 120% em 2018. Terminal é o que mais movimenta cargas em contêineres por via fluvial no Brasil

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do grupo Wilson Sons, é hoje um dos únicos terminais multimodais do mercado brasileiro, operando em rodoviário, hidroviário e ferroviário. O grande destaque tem sido a navegação interior. O terminal foi o que mais movimentou cargas em contêineres por via fluvial no Brasil, de acordo com ranking do Anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAq).

A movimentação de cargas no terminal pela hidrovia vem crescendo nos últimos dois anos. No ano passado, apresentou alta de 120% em comparação a 2017.  O Contesc, também do Grupo Wilson Sons e que opera o Terminal Hidroviário de Santa Clara desde 2016, foi responsável por 8% dos TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) movimentados por Rio Grande em 2018, somados os fluxos de importação, exportação e cabotagem.

"O Contesc traz melhorias para o transporte fluvial no estado e atrai o interesse de empresas da região. Ele ratifica a necessidade de alternativas logísticas para o mercado e nos consolida como um terminal multimodal", destaca o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.

Localizado a 360 km do porto, o Contesc opera integrado ao Tecon Rio Grande. São quatro viagens semanais entre as duas unidades, realizadas por duas embarcações: a Trevo Roxo, com capacidade de 150 TEU, e a Guaíba, de 170 TEU. Os produtos - de importação, exportação e cabotagem - seguem pelo Rio Jacuí e têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Serafina Corrêa, entre outras.

Apesar do crescimento do transporte fluvial, 90% das cargas ainda usam apenas o modal rodoviário. As operações da ferrovia estão paradas desde 2015, mas o Tecon Rio Grande vem negociando com a concessionária para retomar as atividades no Rio Grande do Sul.

Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do estado.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt