sexta, 19 de abril de 2019
22/03/2019 17:22

Intermodal South America completa 25 anos mostrando que os setores de logística, transporte e comércio exterior estão preparados para os novos desafios

A decisão de incorporar no escopo de expositores empresas relacionadas às operações da armazenagem, distribuição e dos condomínios logísticos, entre outros segmentos da intralogística, refletiu positivamente nesta edição especial

Ao longo de 25 anos, a Intermodal South America acompanha as transformações do país. Três presidentes, planos econômicos, crises mundiais, cenários otimistas e pessimistas fizeram e fazem parte do maior evento das Américas direcionado para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior. E é justamente em momentos como este, quando um novo presidente assume os destinos da nação, que a feira mostra a sua força e importância de apontar os rumos que o setor produtivo vai seguir nos próximos anos.

"Um governo que assume com o compromisso de romper com muitas das políticas de gestões anteriores sempre provoca um suspense no mercado. Esta 25ª edição da Intermodal South America mostrou, no entanto, que o momento é de retomada e de pensar positivamente. O ambiente de negócios foi intenso e novas parcerias foram consolidadas ao longo do evento. O balanço da feira é de que o país pode contar com os segmentos de logística, transportes de cargas e comércio exterior para promover o desenvolvimento. O setor está preparado", salientou Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions.

A Intermodal South America reuniu, entre os dias 19 e 21 de março, um público formado por executivos com alto poder de decisão, para conferir as soluções, produtos e serviços de 400 marcas expositoras de 22 países. Esta é a primeira edição da feira organizada pela Informa Exhibitions, que em junho de 2018, tornou-se o grupo líder em serviços de informação B2B e o maior organizador de eventos B2B no mundo.

O evento contou, também, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. "A Intermodal foi um grande sucesso de público e de volume de negócios. Estamos muito satisfeitos porque tivemos a confirmação do mercado que a feira é realmente uma ferramenta para a prospecção de negócios. A próxima edição já tem data marcada, de 17 a 19 de março. Esperamos todos lá", disse a gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa Exhibitions, organizadora do evento, Márcia Gonçalves.

Empresas celebram o sucesso do evento e destacam o ambiente de negócios

Público altamente qualificado, formado em grande parte por executivos com alto poder de decisão, e um ambiente dinâmico de negócios, impulsionado pela abrangência de toda a cadeia produtiva da logística, transporte de cargas e comércio exterior. Este é o balanço que grandes players expositores da Intermodal South America fazem desta edição comemorativa de 25 anos.

"É a nossa 14ª participação na Intermodal South America e sempre os resultados são positivos. Nesta edição percebemos que a presença de parceiros aumentou e os nossos contatos foram excelentes. Aproveitamos para apresentar nossas novas rotas de transporte

transatlântico de frutas pelo Porto de Pecém (CE), além do novo dispositivo de rastreamento em tempo real de cargas secas", ressaltou Thiago Lopes, gerente de Marketing da América Latina da MSC Mediterranean Shipping do Brasil.

Taine Machado, gerente executiva de Comunicação e Marketing da Brado Logística, destacou que é a oitava participação consecutiva da empresa e que, cada vez mais, a feira é estratégica para a companhia. "Como atuamos com inteligência logística em contêineres, participar da Intermodal South America é extremamente estratégico. Está no nosso calendário de marketing, pensamos em um tema especial para cada edição e quais soluções vamos apresentar. É uma oportunidade de encontrar todo o mercado e, a cada ano, recebemos mais visitantes", salientou.

"A Ebmac Transportes e Logística participou pela primeira vez da Intermodal South America. Foi uma ótima oportunidade para apresentar a parceiros, clientes e visitantes as diversas tecnologias envolvidas em nossas operações, de forma a agregar valor aos negócios dos clientes, mantendo foco em sustentabilidade", disse William Oliveira, diretor da empresa, que atua no transporte rodoviário de cargas de alto valor agregado e é um operador logístico com know-how em soluções customizadas para diversos segmentos.

Para Marcelo Caio, presidente da Panalpina Brasil, a Intermodal South America, é uma oportunidade de mostrar ao mercado todas as soluções que a Panalpina oferece para os setores de logística e intralogística. "Os nossos resultados, já no primeiro dia, se apresentaram acima da expectativa nas visitas ao estande e na prospecção de negócios". Quem também aposta na Intermodal South America para firmar negócios é a Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo). "Já participamos da feira há mais de dez anos. É um evento fundamental para promover negócios entre os nossos parceiros e fixarmos nossa imagem no mercado", afirmou a superintendente do Porto de Vitória, Raquel Guimarães.

Mudança de perfil foi fundamental para ampliar o sucesso da feira

A decisão adotada em 2018 de incorporar no escopo de expositores empresas relacionadas às operações da armazenagem, distribuição e dos condomínios logísticos, entre outros segmentos da intralogística, refletiu positivamente nesta edição de 25 anos da Intermodal South America.

"De todas as nossas participações, esta foi a mais efetiva em resultados, principalmente pela decisão da Intermodal de expandir a presença do setor de intralogística. Conseguimos ampliar nossos contatos e prospectar potenciais clientes, principalmente de empresas relacionais ao mercado de eletrônicos, que precisam de soluções tecnológicas", ressaltou Kareen Ratton, gerente de Marketing do Grupo KION.

Augusto Wagner Padilha Martins, diretor geral do Sepetiba Tecon, também destacou o caráter dinâmico do evento: "É uma vitrine da logística do país e do mundo. Para um terminal como o Sepetiba Tecon, é fundamental participar da Intermodal South America, pois atuamos com todos os modais. É o melhor evento para mostrar a nossa capacidade".

"A participação da WABCO na Intermodal South America foi bastante positiva. Atendemos um grande número de empresas de transportes e logística interessadas em nossos produtos e serviços, um público altamente qualificado. À medida que o segmento de veículos comerciais entra em uma nova era, a WABCO tem o objetivo de promover a visão dos setores de chegar a veículos mais seguros, mais eficientes e conectados", pontuou Reynaldo Contreira, presidente da WABCO América do Sul.

"O evento confirmou ser uma vitrine importante para tecnologias para semirreboques, que representam passos a mais na trajetória rumo à condução autônoma. Foi uma oportunidade para demonstrar como a liderança tecnológica da WABCO mobiliza a inteligência dos veículos e fortalece ainda mais as frotas comerciais. Sustentar a diferenciação é o cerne da cultura global de alto desempenho da nossa empresa e a força motriz por trás do nosso processo contínuo de inovação", acrescentou Contreira.

Sérgio Gallucci Parisi, diretor Comercial e de Marketing da Tópico, também fez um balanço positivo do evento. "Lançamos nesta edição da Intermodal South America a nossa nova marca e nosso novo conceito de estrutura flexível, comemorando os 40 anos de empresa. Nosso atual desafio é ampliar o nosso mercado e o segmento logístico reunido na feira apresenta clientes em potencial. Nós temos seis filiais espalhadas pelo Brasil e o evento permite essa aproximação com o mercado".

Qualidade da Intermodal 2019 impressiona profissionais do setor

A 25º edição da Intermodal superou as expectativas dos organizadores e impressionou os profissionais, em sua maioria embarcadores, que marcaram presença nos três dias do evento. "Estou realmente impressionada com o gigantismo do evento e com a qualidade das empresas expondo. Tive a oportunidade de fazer contatos valiosos aqui que, certamente, gerarão negócios futuros", avaliou Juliana Scaramuzzo, head of Marine da empresa de regulação de sinistros Sedgwick do Brasil.

Eduarda Ferreira, analista da Coiote Brasil Transportadora, ficou surpresa com o dinamismo do mercado apresentado na Intermodal. "Na feira pude conferir como anda a expansão do mercado e fiz muitos contatos com clientes e potenciais clientes que expuseram suas marcas", afirmou.

Para Tadeu Ascêncio Mello, consultor da L&Q Logística, a feira foi uma oportunidade para se "atualizar sobre o movimento e as inovações, principalmente do segmento de transporte de cargas".

Autoridades destacam importância da Intermodal para mostrar os caminhos

Os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior mandaram um recado para o novo governo nesta 25ª Intermodal South America: a iniciativa privada está preparada para os novos desafios que o país apresenta. O clima na feira foi de otimismo. "Estamos na Intermodal desde o início e esta edição nos surpreendeu pelo ambiente de negócios. Estamos em um período de mudanças, o que sempre cria um clima de cautela. Não é o caso. Vi empresas firmando parcerias e novas tecnologias sendo apresentadas", destacou Bayard Freitas Umbuzeiro Filho, presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra).

A Associação Brasileira de Logística (Abralog) realizou, durante a Intermodal, a XXII edição da Conferência Nacional de Logística. "A Intermodal South America permitiu que os grandes players discutissem os rumos do setor no país. O momento foi o ideal, pois estamos em um período de mudanças que exige a união do segmento", disse o presidente da entidade, Pedro Moreira. Ao longo de três dias, a conferência abordou temas como Global Supply Chain; Cadeia de Suprimentos Integrada: Indústria, Varejo e E-Commerce; e o Futuro da Logística, Transporte e Infraestrutura.

Gefco comemora 20 anos de Brasil durante a Intermodal South America

Referência em logística industrial, a Gefco comemora, na Intermodal South America, 20 anos de atuação industrial no Brasil. "Celebramos a data na Intermodal South America pois é o maior ponto de encontro de logística e está cada vez melhor, principalmente depois que ampliou o escopo de expositores. Percebi que nesta edição encontrei um número maior de executivos com alto poder de decisão", frisou Alex Feijolo, diretor comercial e de marketing da Gefco.

Ele destacou, ainda, que a participação na Intermodal tem outro aspecto estratégico: "Colaboradores que atuam na operação entre a Europa e o Brasil aproveitam a Intermodal South America para visitarem as instalações no país. A feira é o nosso maior investimento em marketing direto". A Gefco está presente em cinco estados, com 14 filiais oferecendo serviços de logística automotiva, armazenagem, gestão de embalagens retornáveis, transporte aéreo, marítimo e terrestre, representação fiscal e desembaraço aduaneiro.

Antaq prevê que setor portuário brasileiro crescerá 3,5% em 2019

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Francisval Mendes, anunciou, durante participação na 25ª edição da Intermodal South America, que a projeção do órgão é de que os portos e terminais em operação no país movimentem 1,156 bilhão de toneladas em 2019, registrando crescimento em torno de 3,5% em comparação com o ano passado. Destacou ainda que, em 2018, houve um crescimento de 13% no transporte de contêineres pela cabotagem, na comparação com o ano anterior. Foram transportados 1,359 milhão de teus pelo modal no ano passado.

Mendes apontou, também, as perspectivas de aumento dos investimentos privados no setor portuário. "A ANTAQ realizará as licitações de quatro áreas e suas infraestruturas públicas, sendo três arrendamentos no Porto de Cabedelo, na Paraíba, e um no Porto de Vitória. As quatro áreas totalizam R$ 200 milhões em investimentos e se destinam à movimentação de granéis líquidos, especialmente combustíveis." Os leilões acontecerão nesta sexta-feira (22), na B3, em São Paulo.

Em 5 de abril, também na B3, a Antaq realizará os leilões de outras seis áreas, sendo cinco no Porto de Belém e uma no Porto de Vila do Conde, todas no Estado do Pará. Essas áreas também movimentarão granéis líquidos, especialmente combustíveis, e somam mais R$ 425 milhões em investimentos.

BYD apresenta três soluções logísticas 100% elétricas, com tecnologia lítio

A BYD, maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in apresentou aos jornalistas, durante coletiva de imprensa realizada durante a Intermodal South America, três soluções logísticas 100% elétricas e com tecnologia lítio. São elas: as empilhadeiras ECB35 e RTR16 e o caminhão multivocacional modelo eT8E.

As empilhadeiras garantem autonomia para três turnos sem troca de bateria, com recargas parciais (sem efeito memória) e recarga total em até duas horas, contra oito horas da tradicional de chumbo ácido. Já o caminhão 100% elétrico BYD modelo eT8E, que roda no Brasil há mais de dois anos, possui avançada geração de baterias em uso também na China, Europa e EUA. A tecnologia de fosfato de ferro lítio não contém metais pesados e o eletrólito é atóxico, sem emissão de poluentes da produção ao uso final.

De acordo com Carlos Roma, diretor de Vendas que atendeu os jornalistas, "ao operar por mais de dois anos na aplicação de coleta de lixo – considerada a mais severa para caminhões - e converter essa experiência em mais pedidos, mostramos que o produto está pronto para estrear em outras vocações menos severas, como, por exemplo, entregas urbanas. Por ser extremamente silencioso e ter alta performance, o nosso caminhão pode fazer entregas noturnas sem incomodar a população".

A 26ª edição da Intermodal South America já tem data marcada e vai acontecer entre os dias 17 e 19 de março de 2020, também no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt