quinta, 18 de abril de 2024
12/04/2019 16:47

Páscoa deve levar 113,2 milhões de brasileiros às compras

Pesquisa mostra que a maioria pretende pagar à vista em dinheiro e pesquisar preço antes de fechar negócio

Uma pesquisa nacional realizada em todas as capitais do país revelou que 113,2 milhões de brasileiros devem ir às compras para adquirir produtos relativos à Páscoa. Isso representa 72% dos consumidores, que devem desembolsar, em média, R$ 195,52 com a data, pouco acima dos R$ 157 registrados para Santa Catarina

O resultado da pesquisa mostra estabilidade. Entre os entrevistados, 35% disseram que vão gastar o mesmo valor do ano passado, 32% vão gastar mais e 25% querem gastar menos. Em média, a expectativa é de que os consumidores comprem seis produtos, presentando principalmente os filhos e cônjuges. 

Apesar do grande número de pessoas a fim de gastar, a maioria busca a melhor compra. Para isso, 86% dos consumidores vai pesquisar preço antes de fechar o negócio. Os locais preferidos são os supermercados (73%), a internet (48%), e shoppings (43%). Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

"O consumidor brasileiro vem aprendendo que para conquistar uma vida financeira saudável, o segredo é administrar bem o orçamento. Evitar comprar logo na primeira loja e buscar preços que caibam no bolso são atitudes inteligentes. Outra dica é se planejar com antecedência, usar a internet para pesquisar e só tomar decisões depois de ter comparado os preços praticados em vários lugares", orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Questionados sobre a forma como planejam pagar suas compras de Páscoa, 78% dos consumidores disseram que farão à vista, seja em dinheiro (66%) ou no débito (28%). Outros 43% irão pagar a prazo, sendo que 20% usarão o cartão de crédito em parcela única, enquanto 23% preferem o cartão de crédito parcelado. Dentre os que optarão pelo parcelamento, a média será de quase quatro prestações.

"Mesmo que a economia venha se recuperando de forma mais lenta do que o esperado, as vendas nesta Páscoa podem aquecer o varejo. Esse é o momento de o setor investir em promoções para atrair os consumidores, de olho naqueles que pretendem comprar mais e, sobretudo, nos que ainda não se decidiram ", avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Considerando aqueles que não pretendem ter despesas relacionadas a presentes ou ovos de Páscoa e chocolates, 23% disseram que irão priorizar o pagamento de dívidas. Já 21% mencionaram que estão desempregados e, por essa razão, não devem sair às compras. Há ainda os que não gostam ou não têm o costume de presentear na Páscoa ou mesmo comemorar a data, o que correspondem a 16% dos entrevistados da amostra.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt