sábado, 19 de outubro de 2019
14/05/2019 08:59

Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto do Rio Grande foi aprovado

O PDZ é um documento público que está disponível no site do Ministério da Infraestrutura e também no site da Superintendência dos Portos do RS

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 10 de maio, a Portaria 1.807 do Ministério da Infraestrutura aprovando o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento - PDZ do Porto do Rio Grande - 2019. O documento foi concluído em 2017 através da consultoria da STE – Serviços Técnicos de Engenharia. Ao longo do processo de aprovação foram feitas novas referências e alinhamentos com a Secretaria Nacional de Portos.

 

O PDZ é o instrumento de planejamento operacional da Administração Portuária, que compatibiliza as políticas de desenvolvimento urbano dos municípios, do estado e da região onde se localiza o porto, visando, no horizonte temporal, o estabelecimento de ações e de metas para a expansão racional e a otimização do uso de áreas e instalações do porto, com aderência ao Plano Nacional de Logística Portuária - PNLP e o respectivo Plano Mestre. "O PDZ foi um processo iniciado em 2016 com a contratação de uma consultoria externa que contou com a participação dos técnicos da SUPRG, um trabalho bastante completo que teve sua aprovação final em 2019. Dentro do planejamento dos Portos do Rio Grande Sul já estamos trabalhando na atualização tendo em vista a dinamicidade das informações e das estratégias portuárias", afirma a engenheira da SUPRG, Karen Hartmann.

 

Para o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, a aprovação do PDZ do Porto do Rio Grande é fundamental “para que tenhamos uma base sólida analisada e atualizada com o aval da Secretaria Nacional de Portos. A partir de agora iremos intensificar o trabalho para cumprir as metas propostas de curto, médio e longo prazo e também mantê-lo em constante atualização dentro de uma política de desenvolvimento e melhoria da competitividade do complexo portuário”. O PDZ é um documento público que está disponível no site do Ministério da Infraestrutura e também no site da Superintendência dos Portos do RS.

 



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt