segunda, 19 de agosto de 2019
24/05/2019 09:59

A revolucionária tecnologia Blockchain presente na Logistique 2019

O Blockchain é um banco de dados com regras definidas que pode ser consultado por várias pessoas por meio da internet. Trata-se de uma importante ferramenta para a melhoria dos serviços agregando segurança, agilidade e economia às operações.

De olho em um importante filão de mercado, a logística, a empresa Dautin Blockchain fechou parceria com a Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais e será um dos expositores na edição 2019, de 27 e 29 de agosto, no Centro de Promoções Expoville, em Joinville. A expectativa é de mais de 120 expositores e um público visitante superior a 15 mil empresários ligados aos setores portuário, da navegação, comércio exterior, transporte multimodal, logística, gerenciamento de cadeias de suprimentos e tecnologia da informação (TI).

A Dautin Blockchain tem sua sede em Itajaí mas atua em todo o Brasil com a tecnologia Blockchain, que é tendência em diversos meios para garantir a segurança de informações, ou seja: a plataforma é um grande banco de dados inviolável, no qual pode ser registrado qualquer tipo de arquivo, tanto texto como software. A Dautin é hoje a segunda empresa brasileira a utilizar essa tecnologia e trabalha basicamente com dois serviços: autenticações – ou geração de prova de autenticidade – e registros de assinaturas eletrônicas, tudo pelo meio digital, o que garante melhora significativamente no processo.

“A principal vantagem ainda continua sendo a economia de tempo, pois um processo que poderia levar dias e dias, agora pode ser resolvido em minutos”, diz Anderson Corrêa de Liz, Diretor de Finanças. O sistema garante a autenticidade e conteúdo do arquivo a partir do momento que ele ingressa nos bancos de dados da empresa, tendo validade, inclusive, jurídica.

“Não importa o formato do arquivo (PDF, JPG, MP3, MP4, Word, AutoCAD). Temos total condição de atestar que, a partir do momento em que o arquivo foi registrado em nosso sistema, não houve qualquer tipo de alteração no documento”, acrescenta Jeancarlo Minuzzi, Diretor Operacional. Inclusive, além de contratos e outros documentos administrativos ou jurídicos, o sistema garante a propriedade intelectual do produto, a exemplo de músicas, projetos arquitetônicos, vídeos, textos literários, entre outros.

Com relação a plataforma de assinatura eletrônica disponibilizada pela Dautin, o grande diferencial de que toda e qualquer operação é registrada na rede Blockchain, o que garante segurança jurídica para a assinatura digital devido a geração de um certificado de autenticidade. O produto vem sendo desenvolvido há dois anos e está no mercado desde novembro do ano passado.

O Diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi, destaca a importância da tecnologia Blockchain, que consiste no acesso a um banco de dados distribuído e descentralizado para o registro de informações que não podem ser modificadas. “As tecnologias são responsáveis por revolucionar diversos segmentos e otimizar a realização de atividades e, no segmento logístico, não é diferente”, diz Rinaldi. O Blockchain na logística consiste em um sistema de informações descentralizadas que podem ser registradas e não podem ser modificadas. “Essa tecnologia ganhou maior notoriedade com o surgimento do bitcoin e outras criptomoedas. Porém, agora, diversas empresas podem utilizar esse mecanismo de validação com os seus dados”, acrescenta Liz. 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt