sábado, 20 de abril de 2024
25/07/2019 15:59

PIB de Santa Catarina cresceu 1,74% no primeiro trimestre

Regiões Oeste e Sul foram as que apresentaram o maior avanço. Baixo desempenho acendeu alerta

Nos três primeiros meses de 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina cresceu 1,74% em relação ao mesmo período do ano passado. Também houve avanço na comparação com o trimestre anterior, o último de 2018, de 0,18%. Segundo a Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc), que coletou os dados, é preciso ligar um alerta para o baixo desempenho. 

A região Oeste apresentou o maior crescimento na comparação com o trimestre imediatamente anterior, com alta de 2,25%. Em seguida, está o Sul (0,93%), Vale do Itajaí (0,79%), e o Planalto Norte (0,76%). Os piores resultados foram registrados no Noroeste (-5,46%), Meio-Oeste (-0,04%), e Extremo-Sul (0,16%). A média nacional foi de 0,2%.

"Esse é um número um pouco tímido em relação à expectativa que se criou no Brasil nesse início de ano. Infelizmente nada se confirmou ou pouco se confirmou neste sentido, mas vários indicadores são positivos para o crescimento. Entretanto, a instabilidade política é que esta trazendo essa inibição do desenvolvimento, é o que nós constatamos", disse o presidente da entidade, Jonny Zulauf. 

Ele acredita que os números do segundo trimestre devem ser melhores. Um dos motivos é o reflexo do andamento da Reforma da Previdência, que foi aprovada na Câmara em primeiro turno, e da Reforma Tributária, que tramita no Congresso em várias propostas. Outro ponto é a consolidação da revisão dos benefícios fiscais "que garante a continuidade do investidor em nosso Estado", afirmou. 

Apesar do crescimento baixo, a tendência é de alta, segundo a entidade. Se avaliados os últimos 12 meses, o avanço do PIB é significativo: 5,16%, puxadas pelas regiões Norte e Vale do Itajaí. Das outras regiões, sete apresentaram resultado negativo. 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt