terça, 16 de abril de 2024
09/09/2019 11:00

Alesc estuda emendas para MP dos agrotóxicos

Relator da proposta, deputado Romildo Titon (MDB), deve esperar o consenso entre parlamentares antes de colocar o texto em votação

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) está estudando a adição de emendas à Medida Provisória 226, que trata, entre outros assuntos, da nova regra para cobrança de ICMS sobre agrotóxicos. Segundo o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Romildo Titon (MDB), uma das opções é estender a validade da isenção de tributos até 30 de abril de 2020, a fim de alinhar o prazo ao vencimento do convênio com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Outra alternativa é suprimir o artigo que define as novas alíquotas para transformá-lo em projeto de lei. "Já estamos fazendo os estudos para apresentar uma emenda que possa salvar a produção em Santa Catarina", disse Titon, em entrevista à Rede Catarinense de Notícias.

Segundo ele, existe ainda a expectativa de que até abril o Congresso Nacional vote uma reforma tributária que padronize a cobrança nos estados, o que esvaziaria a discussão em Santa Catarina.

Antes da MP ser votada, a Alesc deve convocar representantes do setor produtivo. "O que precisa é a gente construir um canal de diálogo que não teve entre a classe e o governo", afirmou.

Apesar da importância do assunto, a Alesc não tem pressa nem previsão para votação da matéria. O motivo é que a MP já está em vigor e, portanto, o aumento de alíquota para agrotóxicos e também para produtos da cesta básica está suspenso.

Rede Catarinense de Notícias - O senhor já analisou o conteúdo da Medida Provisória? Qual deve ser o encaminhamento?

Romildo Titon - Nós já estamos estudando a matéria. Essa Medida Provisória vem referendando aquilo que todo mundo está sabendo que o governo quer: a partir do dia 1º de janeiro, começar a taxar os defensivos de acordo com o grau dependendo da cor que chega até o vermelho que é 17%. Nós estamos analisando agora a constitucionalidade, depois vai a plenário... e o plenário vai referendar. Depois volta para a nossa comissão e a gente vai trabalhar no mérito, onde provavelmente vai surgir as emendas que a gente está começando a debater aqui dentro para ter alguma coisa bem consistente e que tenha a maioria dos votos. O relator sou eu. Não fiz a relatoria [para a reunião da CCJ do dia 4] porque não temos pressa em apreciar essa matéria porque a Medida Provisória já está em vigor. Então, não precisamos ter pressa. O que precisa é a gente construir um canal de diálogo que não teve junto com o governo e a classe. Já estamos fazendo os estudos para apresentar uma emenda que possa salvar a nossa produção e não colocar o estado de Santa Catarina em condição de desigualdade com os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul.

RCN - Qual seria essa emenda?

Titon - Nós temos três possibilidades de emendas. A gente está estudando. Seria uma alternativa não passar ao vigor a partir do dia 1º de janeiro e sim 30 de abril, para coincidir com o convênio do Confaz. Se acontecer de ficar para o dia 1º, não adianta a categoria vir fazer mobilização porque nós vamos estar em recesso, vão ficar sem amparo, sem proteção, porque eles estão acreditando que a Assembleia vai resolver o problema. Essa seria uma alternativa. E até numa expectativa de que o Congresso Nacional resolva e vote a reforma tributária que é o que nós estamos achando que vai acontecer e vai ter uma regra para todo mundo no Brasil inteiro. E aí acaba essa disputa entre os estados. Outra alternativa seria sacar fora o artigo primeiro, onde acaba o incentivo fiscal e vai com aquela tabela de progressão de ICMS. Nós tiraríamos esse artigo primeiro porque não tem relevância, nem urgência na minha visão, porque o convênio vai até fim de abril. E depois, um projeto de lei específico sobre isso. E nós estamos construindo outras [emendas] também, tentando ver o que vai ser mais favorável para fazer esse debate.

RCN - Sobre a admissibilidade não há nenhum problema?

Titon - Não vejo nada de inconstitucionalidade. Eu vou dar o parecer favorável pela constitucionalidade. A Medida Provisória não tem o que discutir: ela é legal. Ela não é boa para Santa Catarina, para a classe produtora. Mas ela é legal... nos conforta até porque eu também tenho em minhas mãos os decretos de sustação que estão parados por aqui e vão acabar porque a Medida Provisória absorveu tudo isso aí. Já está em vigor e não tem taxação nenhuma até janeiro.

RCN - Alguém do governo entrou em contato com o senhor para falar sobre esses assuntos?

Titon - Não. Até agora não conversamos com ninguém.

RCN - O senhor pretende conversar com eles sobre esse assunto?

Titon - Eu acho que na medida do possível a gente vai conversar. Porque se a gente encontrar um caminho sem nenhum trauma, sem nenhuma disputa, é muito melhor. Não acredito que o governador vá ceder. Mas nós vamos mostrar claramente o rumo que nós pretendemos levar antes de ser votado.

RCN - O presidente da Casa pediu que se conversasse também com o setor antes da votação...

Titon - As ideias estão surgindo de todos os lados para qual caminho que vamos seguir. Mas eu acho que foi exaustivamente ouvida a categoria. Todos nós conhecemos de cabo a rabo onde vai prejudicar a produção de Santa Catarina. Isso, para mim, está claro, e para a grande maioria aqui. Mas não temos que ter pressa.

RCN - Mas na próxima reunião da CCJ o senhor já levaria o parecer?

Titon - É possível que eu leve e é possível que eu não leve. Vai depender das conversas que nós temos aqui dentro. Nós vamos primeiro construir alguma coisa. Ou seja, construir um consenso entre os parlamentares. Essa é uma discussão que eu como relator vou fazer.

RCN - Há alguma sugestão de emenda para mudança de alíquota?

Titon - Não chegou o momento de se fazer porque nem a admissibilidade fizemos ainda. No momento em que aceitarmos, aí sim abrem os prazos para as emendas. Mas eu pretenderia até lá estar com alguma coisa costurada de consenso.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt