quarta, 16 de outubro de 2019
12/09/2019 08:19

Parâmetros de navegação do Porto de Itajaí registram medições históricas

Os índices são os melhores já registrados em toda a história de medições de profundidade, o que consequentemente, reflete na melhoria no calado operacional

A Marinha do Brasil, Autoridade Marítima do Complexo Portuário do Itajaí, homologou novos parâmetros de navegação para os acessos aquaviários ao Porto Público e demais terminais que compõem o complexo. Os índices são os melhores já registrados em toda a história de medições de profundidade, o que consequentemente, reflete na melhoria no calado operacional.

Segundo os laudos dos levantamentos batimétricos apresentados ao serviço de praticagem e Marinha do Brasil, realizados entre 30 de agosto e 5 de setembro, nos canais interno e externo as profundidades mínimas chegaram a 14,10 e 14,00 metros. Nos trechos 1 e 2 da bacia de evolução, as profundidades registraram a marca de 14,00 metros, assim como nos quatro berços do Porto de Itajaí (APMT e porto público).

“O Porto de Itajaí é considerado o porto de maior representatividade em Santa Catarina e o segundo do país em movimentação de contêineres. Com esses resultados, aliados a nova sinalização náutica de acesso e ao término da primeira etapa das obras da bacia de evolução, entre outras ações que alavancam nossa economia, daremos sequência aos bons números que estamos conquistando mensalmente”, diz Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí. “É nosso dever garantir segurança aos armadores, pois somos um dos melhores portos do país para o tráfego de embarcações”, acrescenta

Para o prefeito Volnei Morastoni, “com o avanço de profundidades podemos dar maior segurança de navegabilidade e agregar melhores movimentações de cargas, garantindo um bom desempenho econômico para o município de Itajaí”, pontua. As profundidades devem ser mantidas por meio de um contrato da Superintendência do Porto de Itajaí com a empresa VanOord.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt