quinta, 18 de abril de 2024
27/09/2019 11:16

Itajaí assume compromisso para implantar base da indústria naval de defesa em SC

A entrada da indústria de construção naval de defesa pode abrir espaço para novos projetos do setor e reativar o polo catarinense

A Itajaí Participações, empresa pública para captação de investimentos em Itajaí, assina com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Empresa Gerencial de Projetos Navais da Marinha do Brasil (Emgepron), nesta sexta-feira, um memorando de entendimentos para implantação de um cluster da indústria naval da defesa no Estado. O documento funciona como um protocolo de intenções para fortalecer a indústria catarinense diante das novas demandas que surgirão a partir do início das atividades do Consórcio Águas Azuis, que construirá em Itajaí quatro corvetas para a Marinha - um projeto de US$ 2 bilhões.

A assinatura ocorre durante a SC Expo Defense, feira de oportunidades no setor de defesa que abre nesta sexta em Florianópolis, organizada pelo Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina (Comdefesa). O prefeito Volnei Morastoni (MDB) representa Itajaí.

A construção das corvetas em Itajaí é um dos grandes projetos atuais das forças armadas. A previsão é que o contrato resulte em 2 mil empregos diretos, no auge da produção - um alívio para o setor da indústria naval offshore, que foi sugado pela crise do petróleo e pelo desmonte dos projetos da Petrobras que resultou da operação Lava Jato.

O polo da indústria de construção naval offshore catarinense, que se concentra em Itajaí e Navegantes, chegou a empregar 10 mil pessoas há menos de uma década. Hoje, não há mais do que 1,5 mil trabalhadores ativos.

A entrada da indústria de construção naval de defesa pode abrir espaço para novos projetos do setor, e reativar o polo catarinense. O contrato com o Consórcio Águas Azuis prevê transferência de tecnologia - as corvetas são inspiradas no modelo alemão Meko A100.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt