sexta, 19 de abril de 2024
04/11/2019 16:03

Inadimplência avançou 6,4% em 12 meses, aponta pesquisa

Retomada do consumo é um dos fatores da alta. Apesar do avanço, a recuperação de crédito também cresceu: 9,8%

Em setembro, o número de inadimplentes em Santa Catarina teve alta de 0,4%, segundo dados da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc). Entre as cidades pesquisadas, os maiores crescimentos aconteceram em São Bento do Sul (1,25%), Rio do Sul (1,15%), e Joinville (0,97%). As cidades que registraram as maiores quedas são Lages (-0,44%), Tubarão (-0,17%), e Caçador (-0,02%). No acumulado de 12 meses, a inadimplência cresceu 6,4%. 

O estudo também apurou o índice de recuperação de crédito. Segundo os dados, houve queda de -4,2% no período. As cidades que registraram as maiores altas foram Chapecó (4,7%), Criciúma (4,5%), e Rio do Sul (4,4%). No acumulado dos últimos 12 meses, a recuperação de crédito avançou 9,8%.  

Segundo o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues, os consumidores catarinenses, depois de alguns anos, começam a apresentar problemas com relação ao pagamento de suas dívidas, e por outra frente, a recuperação de crédito cresce também, mas em ritmo mais acelerado. "Isso se dá porque Santa Catarina tem uma recuperação do crescimento econômico mais acelerada do que acontece no Brasil", diz. 
"Com o maior volume de vendas no comércio e volta do consumo uma parte dos consumidores já registram dificuldades em honrar seus compromissos. Por outro lado, com o aumento do emprego e recuperação da renda, boa parte das famílias catarinenses vêm registrando um reequilíbrio mais vigoroso das dívidas", completou. 

Brasil

Para o resultado acumulado em 12 meses (até setembro de 2019), a inadimplência registrou queda de -3% no Brasil. Nesta base de comparação, Santa Catarina foi o estado que obteve maior crescimento no indicador entre as unidades da Federação.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt