sexta, 19 de abril de 2024
13/01/2020 08:29

Rio Itajaí-Açu será interditado para primeiro teste da bacia de evolução nesta semana

O primeiro teste será feito com uma embarcação de 306 metros de comprimento e 48,5 metros de largura, dentro dos limites atuais do Complexo Portuário

A Marinha autorizou o esperado início da fase de testes da nova bacia de evolução - área de manobras dos portos de Itajaí e Navegantes. O primeiro uso experimental será no dia 17 de janeiro, sexta-feira. Durante o teste, o canal de acesso aos portos, na foz do Rio Itajaí-Açu, ficará suspensa. O que significa a suspensão temporária das atividades do ferry boat e de pequenas embarcações que passam por ali.

A decisão foi anunciada na quinta-feira (9), em reunião entre a Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos, Praticagem, representantes dos armadores, dos terminais privados, rebocadores, Câmara de Vereadores de Itajaí, e prefeituras de Itajaí e Navegantes.

O primeiro teste será feito com uma embarcação de 306 metros de comprimento e 48,5 metros de largura, dentro dos limites atuais do Complexo Portuário. O navio tentará o giro de 180º na bacia de evolução em duas manobras: na entrada e na saída do Rio Itajaí-Açu.

Novos testes serão marcados na sequência. Conforme as manobras ocorrerem com sucesso, navios maiores passarão a ser escalados para fazer o giro. A bacia de evolução permitirá a entrada de navios com até 336 metros de comprimento nos portos de Itajaí e Navegantes - um upgrade importante pra conquistar novas linhas. Com informações do Portal NSC




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt