quinta, 18 de abril de 2024
23/01/2020 08:13

Antaq e agência alemã GIZ firmam cooperação técnica para proteção do meio ambiente portuário

O trabalho prevê a elaboração de estudos de caso que ficarão por conta da Antaq e que servirão de orientação para ações a serem aplicadas na proteção do ambiente portuário

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq, Mário Povia, e o diretor no Brasil da Agência de Cooperação Técnica Alemã (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ), Michael Rosenauer, assinaram nesta quarta-feira (22), na sede da Antaq, em Brasília, termo de cooperação técnica que prevê o estabelecimento de um conjunto de conhecimentos visando à proteção de áreas portuárias frente aos impactos das mudanças climáticas. Tais impactos podem trazer perdas consideráveis para o setor, como danos físicos e paralisações de atividades.

O trabalho prevê a elaboração de estudos de caso que ficarão por conta da Antaq e que servirão de orientação para ações a serem aplicadas na proteção do ambiente portuário. O prazo da cooperação é estimado em 18 meses. As atividades da cooperação contarão com o apoio do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE-MCTI) e dos ministérios da Infraestrutura, Economia e Meio Ambiente, entre outros órgãos de governo.

Durante a assinatura do termo, o diretor-geral da Antaq destacou a importância da cooperação para o sistema portuário brasileiro. “O meio ambiente é uma questão transversal fundamental para diversas áreas, e assim também é para o setor portuário”, afirmou Povia, lembrando que a Autarquia foi a primeira das 11 agências reguladoras federais brasileiras a ter uma área de meio ambiente.

O diretor nacional da GIZ-Brasil também saudou a cooperação com a Antaq. “É uma satisfação ter uma nova parceira como a Antaq, que já desenvolve um importante e consistente trabalho para sustentabilidade do setor portuário brasileiro”, observou Michael Rosenauer.

Participaram ainda da solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica, a diretora de Projetos de Adaptação de Mudanças do Clima da GIZ-Brasil, Ana Carolina Câmara, o gerente e a gerente substituta de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Antaq, Marcos Maia Porto e Luiza Gusmão, os especialistas em regulação de transportes aquaviários, Alessandro Max Bearzi (GMS/Antaq) e Ana Higa (GDE/Antaq), e o assessor técnico da Diretoria-Geral da Agência, Alexandre Dalfior.

GIZ-Brasil

A Agência de Cooperação Técnica Alemã atua, no Brasil, com foco nas energias renováveis e na eficiência energética, bem como na proteção e no uso sustentável das florestas tropicais. Temas como o desenvolvimento urbano sustentável, oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima, implantação de programas regionais e globais e agora proteção das áreas portuárias frente às mudanças climáticas também fazem parte da sua linha de atuação.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt