sexta, 10 de abril de 2020
31/01/2020 09:09

SCPAR Porto de Imbituba realiza reunião para esclarecer comunidade sobre medidas preventivas contra o Novo Coronavírus (nCoV)

Durante a reunião, os participantes debateram sobre os procedimentos de controle de saúde para a atracação de navios estrangeiros no Porto de Imbituba

Na manhã desta quinta-feira (30), a SCPAR Porto de Imbituba realizou uma reunião com membros da comunidade portuária, a fim de esclarecer as informações que vêm sendo veiculadas a respeito das medidas de prevenção tomadas pelo Porto contra o Novo Coronavírus (nCoV-2019). Participaram da reunião, colaboradores da Autoridade Portuária, servidores dos órgãos intervenientes, tais como a Anvisa, a Antaq, a Marinha, a Receita Federal e o Corpo de Bombeiros, além de representantes da Secretaria de Saúde Municipal, do OGMO, da agência marítima e do operador portuário do navio RIK Oldendorff.

O navio RIK escalou a China do dia 19/Out a 15/Dez (fazendo manutenção periódica). Depois da China ele já escalou a Rússia (Nakhodka), do dia 20/Dez até dia 23/Dez, para abastecimento. Em seguida, partiu para Singapura de 8/Jan até 9/Jan, também para abastecimento. A tripulação é de origem filipina, ucraniana e polonesa.

Durante a reunião, os participantes debateram sobre os procedimentos de controle de saúde para a atracação de navios estrangeiros no Porto de Imbituba. Todos os procedimentos solicitados já estão sendo adotados com especial atenção pela agência marítima responsável pelo navio RIK. Além disso, foi informado que a saúde dos tripulantes está sendo monitorada e não há quaisquer indícios de manifestação do vírus.

Destaca-se que o período de incubação do vírus, segundo órgãos nacionais e internacionais de saúde, é de 2 a 14 dias. Tranquiliza a comunidade o fato que, desde a saída da China até a chegada a Imbituba serão 55 dias de viagem, superando completamente o período de tempo em que os sintomas do nCov-2019 podem se manifestar.

A SCPAR Porto de Imbituba salienta que o objetivo principal é continuar atualizando as informações publicadas nas Notas Oficiais, sempre que novos dados surgirem. Destaca também que permanece seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, acompanhando todo o processo ao lado dos envolvidos.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt