sábado, 08 de agosto de 2020
04/02/2020 07:00

Iniciam as obras da pera ferroviária no Porto de Imbituba

A Ferrovia Tereza Cristina (FTC), concessionária da malha que liga o sul catarinense ao Porto Público, será responsável pelo investimento de cerca de 700 mil reais, nesta primeira fase do projeto

O Projeto Pera Ferroviária, apresentado em reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) em setembro de 2019, começou a sair do papel na última quarta-feira (29) no Porto de Imbituba. Após a conclusão das obras, os trens que chegarem ao porto poderão realizar o retorno sem a necessidade de manobras adicionais, diminuindo o tempo de interrupção no trânsito da cidade, e promovendo maior segurança e agilidade no transbordo de cargas.

A Ferrovia Tereza Cristina (FTC), concessionária da malha que liga o sul catarinense ao Porto Público, será responsável pelo investimento de cerca de 700 mil reais, nesta primeira fase do projeto. Com a aplicação destes recursos, será construída uma extensão de trilhos, um trecho de retorno, a duplicação de um trecho para acomodação de vagões, a realização de  passagens de nível, instalação de equipamentos para mudança de direção, sinalização horizontal, vertical e semafórica. O projeto foi concebido pelos setores de engenharia da Ferrovia e do porto. O cronograma prévio, apresentado durante reunião do CAP pelo gerente da Ferrovia Tereza Cristina, Rafael Andrigheto, prevê a divisão da obra em três fases. Esta primeira fase está prevista para ser entregue e entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2020.

“Desde que a ferrovia lançou essa proposta, acolhemos esta demanda como uma solução que traria muitos benefícios tanto para o porto quanto para a cidade. A Pera Ferroviária vai aumentar a segurança da operação e trazer mais agilidade ao transbordo de cargas. Por isso, em conjunto com a SCPAR holding e com o apoio do Governo de Santa Catarina, focalizamos nossos esforços no ano passado em viabilizar esta melhoria”, ressalta o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler.

A ferrovia

Com 164 km de linha férrea, a Ferrovia Tereza Cristina liga 14 municípios do sul de Santa Catarina ao Porto de Imbituba, conectando os mercados produtores e consumidores locais à linha semanal de cabotagem de contêineres. Diariamente, cerca de 60 contêineres chegam ao porto pela ferrovia, trazendo principalmente, arroz e cerâmicas produzidos na região.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt