terça, 16 de abril de 2024
10/02/2020 08:11

Porto de Itajaí busca certificação da ISO 14.001

A ISO 14.001 é a mais bem-sucedida norma e uma das mais certificadas no mundo

A implantação de um “Sistema de Gestão Integrado”, que busca a melhoria contínua dos processos, é um dos objetivos traçados no planejamento estratégico da Superintendência do Porto de Itajaí para 2020.

A ISO 14.001, uma certificação internacional que atesta a eficiência da gestão ambiental das organizações, será a primeira das certificações buscadas pela Autoridade Portuária. A expectativa é que até abril a auditoria oficial seja realizada.

Na quarta-feira (5), o plano de ação para a implantação e certificação da norma foi apresentado aos coordenadores e ao superintendente do porto. Para Karoline dos Santos, consultora e diretora administrativa técnica da companhia Estratégia, empresa responsável pela consultoria na implantação da ISO, mesmo com o período de tempo reduzido, é possível atingir esse objetivo.

Publicidade

Marintec Navalshore

 

 

“Será um grande desafio, mas será muito prazeroso. Quando eu gerencio as questões ambientais da minha empresa eu trago segurança e confiabilidade para o mercado e agrego valor para minha marca. Mas, acima disso, ela traz gratificações maiores que um certificado na parede, ela traz um conceito ou um valor que se deixa para as futuras gerações ou para os futuros negócios", diz ela.

Os colaboradores serão envolvidos na identificação dos aspectos e impactos da atividade portuária, nas conscientizações, na participação dos controles operacionais e na criação de um comitê de sustentabilidade.

Médelin Pitrez dos Santos, coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade do Porto de Itajaí, explica que o comitê será composto por servidores do porto. A participação será voluntária e a ideia é que ele tenha representante de todos os setores:

“Os membros receberão uma formação de 16 horas, ministrada pela Companhia Estratégia, e serão responsáveis por disseminar as informações desse sistema de gerenciamento. Essa equipe será permanente e nos ajudará a controlar a padronização de nossos processos, não apenas da ISO 14.001, mas das futuras certificações que vamos buscar”.

Após a implantação do Sistema de Gerenciamento Ambiental, conscientização de toda a organização sobre as exigências legais para a implantação da norma e análise de todos os aspectos previstos no sistema, é realizada uma auditoria interna, a fim de garantir a conformidade de todos os itens previstos na norma. A partir dessa análise a empresa pode iniciar a auditoria de certificação.

Marcelo Werner, superintendente do Porto de Itajaí, reforça que a qualidade no relacionamento com todos os envolvidos na atividade portuária é uma preocupação constante: “Faz parte de nosso planejamento buscar o nosso crescimento com qualidade. É muito importante para nós buscarmos a excelência no atendimento a todas as pessoas que interagem com o porto, para que possamos ter uma atividade cada vez mais monitorada e ordenada a nível de procedimentos”, destaca.

A ISO (International Organization for Standardization) é uma Entidade internacional de normatização e padronização. As normas definidas pela organização são usadas na otimização de processos, buscando a qualidade permanente das empresas. No Brasil, a organização é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A ISO 14.001 é a mais bem-sucedida norma e uma das mais certificadas no mundo. Karoline acredita isso se deve ao valor que ela agrega as empresas, mas também a eficiência na utilização dos recursos e consequente redução de custos.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt