quinta, 18 de abril de 2024
11/03/2020 09:17

Itajaí será home port da MSC Cruzeiros

Além da MSC, a operadora Costa Crociere confirmou escalas em Itajaí na temporada 2020/21

Durante a temporada de cruzeiros 2019/20 Itajaí recebeu a atracação de 13 escalas da gigante MSC Cruzeiros, maior empresa privada de cruzeiros do mundo e líder de mercado na Europa, que trouxe para a cidade o luxuoso navio de passageiros MSC Sinfonia, com capacidade para 2,6 mil passageiros, 274,9 metros de comprimento e com itinerário de sete noites, incluindo paradas em Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

 Além da MSC, Itajaí recebeu escalas isoladas dos navios World Explorer, Hamburg, Silver Shadow e Hanseatic Inspiration, em escalas de longo curso. As atracações são feitas no berço 4 do Porto de Itajaí.

 Além de fazer suas operações à cidade, a operadora suíça confirmou Itajaí como o 4º home port da companhia no Brasil, junto com Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Os home ports são portos onde ocorre o embarque e desembarque de passageiros nos transatlânticos, o que, além da movimentação das escalas tradicionais, aumenta o potencial econômico do turismo de cruzeiros, já que os passageiros chegam com antecedência e costumam usar a rede hoteleira, movimentar a gastronomia e os atrativos locais.

A operadora encerrou a temporada em Itajaí com a movimentação de mais de 30 mil passageiros, com 20 mil embarques na cidade. Já a Secretaria de Turismo estima uma movimentação de mais de R$ 10 milhões na economia local.

O secretário de Turismo e Lazer de Itajaí, Evandro Neiva, comemora o sucesso desta temporada e já antecipa os preparativos para a próxima. “As negociações já estão acontecendo e teremos na próxima temporada, além da MSC Cruzeiros, o operadora italiana Costa Crocieri. Embora o número exato de atracações ainda não esteja definido [pois envolve o planejamento das operadores, o que ocorre no decorrer do ano] esperamos um mínimo de 25 escalas”, diz o secretário. Já o número de passageiros operados pelas duas empesas em Itajaí pode chegar a 70 mil.

“A perspectiva é extremamente positiva, já que a temporada 2019/20 foi um sucesso e a MSC vai usar a base de Itajaí para o navio MSC Sinfonia, que vai começar e encerrar seu roteiro na cidade, ao invés de Santos, como ocorria até agora. Isso significa o abastecimento do navio, incluindo água, comida, bebida, além da troca de tripulação que vai ocorrer aqui a partir da próxima temporada”, diz Evandro. Segundo o secretário, pela primeira vez, em todos esses anos, a cidade será base de um navio da MSC e isso é muito importante porque movimenta diversos segmentos da economia local.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt