sexta, 19 de abril de 2024
31/03/2020 10:51

Porto do Rio Grande realiza maior embarque de gado da história desta modalidade no RS.


O embarque está sendo efetuado no Cais do Estaleiro Rio Grande, onde ocorre o carregamento de cerca de 20 mil cabeças de gado com destino à Jordânia efetuado pela Operadora Sagres em parceria com o estaleiro.
O navio Bader III atracou no final da semana e é especializado para este tipo de operação, conta com infraestrutura de transporte dentro dos melhores e maiores padrões internacionais desta modalidade. A embarcação possui capacidade para mais de 26 mil toneladas, com 204 metros de comprimento e 26,5 metros de largura.
Segundo a Sagres, operadora responsável pelo carregamento da embarcação, antes de chegar ao local da atracação o navio passou por uma série de protocolos de fiscalização e cumprimento de condicionantes pré-operacionais. Dentro deste protocolo está o estrito cumprimento das determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Receita Federal e da Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande. Não está sendo permitido o desembarque de nenhum membro da tripulação em solo brasileiro para evitar e conter a disseminação da mortal Covid-19. O diretor superintendente do porto de Rio Grande estabeleceu ainda, por meio de Ordem de Serviço, outros protocolos e medidas, assim como também existem pré-requisitos operacionais da própria operadora e do terminal.
O superintendente lembra que este é um dos compromissos do Governo do Estado: não deixar os portos pararem durante essa pandemia. "Estamos ajudando na segurança alimentar, e prova disso são as exportações de gado e soja que estamos fazendo".
O navio foi inspecionado e liberado para embarque do gado proveniente de várias partes do estado. A maioria dos animais são de raças européias como Hereford e Angus, e suas cruzas como Braford e Brangus, entre outros, que são padrões muito apreciados em vários mercados consumidores do oriente médio pela qualidade e sabor da carne.
Carregamentos como este estão em conformidade com o desejo de produtores do estado que além de serem um pedido feito pelo mercado foram especialmente feitos na última visita do Presidente da Farsul, Gedeão Pereira, que garante que o Rio Grande do Sul tem capacidade de aumentar a exportação de gado para diversos mercados.
 



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt