sexta, 19 de abril de 2024
20/07/2020 15:57

"Porto do Rio Grande bate recorde e tem o melhor mês de sua história: foram mais de 4,4 milhões de toneladas movimentadas

Portos RS divulga os resultados do 1° semestre do ano com boas notícias para a logística gaúcha.

A Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) divulgou nesta sexta-feira, 17, o resultado do semestre dos três portos públicos do Estado sob sua administração: o Porto do Rio Grande, de Pelotas e Porto Alegre. Os resultados apresentados mostram que mesmo com a pandemia, os portos gaúchos estão cumprindo seu papel para com a sociedade mantendo seu funcionamento e proporcionando a chegada e saída de produtos do RS. Ainda, o mês de junho de 2020 fica marcado como o melhor mês da história do Porto do Rio Grande, pois, pela primeira vez, um único mês movimentou mais de 4,4 milhões de toneladas.

A primeira boa notícia é, então, que o mês de junho movimentou no Porto do Rio Grande o montante de 4.401.716 toneladas, e este total de cargas no período de um mês foi o maior da história do complexo portuário, batendo o recorde que havia sido verificado no mês de setembro de 2018, quando haviam sido 4.340.915 toneladas. O primeiro semestre no porto do Rio Grande foi também o segundo melhor primeiro semestre em toneladas de cargas da história do Porto, movimentando 19.906.598 toneladas, um valor 6,97% superior ao mesmo período de 2019. Tal acréscimo foi puxado sobretudo pelo incremento percentual da movimentação de fosfatos e arroz, que foram de 36,07% e 32,65% respectivamente, e pelo grande volume de embarques de soja em grão, que aumentaram 27,35% no período. A tonelagem incrementada de soja no período foi de 1.396.699 toneladas.

A Superintendência dos Portos do RS divulgou também o resultado da movimentação total dos outros dois portos públicos (Porto Alegre e Pelotas), o que nos leva à segunda boa notícia: a média de incremento dos três Portos Públicos que pertencem ao complexo hidroportuário do RS foi de 6,28% no semestre em comparação ao ano de 2019. A soma dos três portos, que vem mantendo as suas operações mesmo durante a pandemia com todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias internacionais, teve um incremento total de 1.231.933 toneladas à mais do que o mesmo período de 2019 - isto somente nos portos públicos. O transporte de cargas nos três portos (Porto alegre, Pelotas e Rio Grande) do Estado somaram mais de 20.842.407 toneladas movimentadas no período.

O Porto de Pelotas foi o porto que teve o aumento percentual mais expressivo no semestre, de 13,08%, demonstrando um destacado aumento em sua movimentação de toras de madeira (14,97%) e de clínquer (14,81%). Em valores absolutos o Porto de Pelotas movimentou 59,8 mil toneladas a mais do que o ano anterior.

Motivado pelo restrições de calado que vêm apresentando por causa da obra de dragagem do Canal da Feitoria, na Lagoa dos Patos, o Porto de Porto Alegre foi o único dos três portos públicos que apresentou um decréscimo nas suas operações neste semestre. Foram movimentadas 418.133 toneladas, um decréscimo de 23% de carga bruta em relação ao 1° semestre de 2019. Foram 125.018 toneladas a menos do que o ano anterior. Ao contrário das outras cargas, mesmo com as restrições de calado, a descarga de trigo (importação) na capital gaúcha apresentou ainda um aumento de 5,6% no período.

Em relação aos principais destinos e origens das exportações e importações do Porto do Rio Grande notam-se poucas diferenças percentuais em relação ao share dos países com o fechamento do ano de 2019. A China, que detinha o primeiro lugar das exportações, com 58,38% das cargas embarcadas, manteve-se estável no primeiro lugar no primeiro semestre deste ano com 57,27%. Já na partilha das importações a Argélia perdeu o posto de primeiro lugar para a Argentina, que aumentou de 9,74% da participação das importações para 12,12%.

Os dados referentes aos demais Terminais de Uso Privado (TUPs) do Estado são divulgados juntamente aos dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. A previsão é que sejam divulgados no início do mês de agosto.

A Portos RS ressalta que este aumento dos números só foi possível pelo grande empenho dos trabalhadores, que estão exercendo suas funções com esforço e dentro dos protocolos de enfrentamento e prevenção contra a COVID-19. Toda a sociedade gaúcha agradece e felicita estes profissionais tão especiais e essenciais."

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt