sexta, 19 de abril de 2024
27/11/2020 14:29

Porto Itapoá conquista Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2020 com Programa Geração

Trabalho vencedor estimula e apoia o empreendedorismo econômico e solidário nas comunidades localizadas na área de influência do Terminal

O Porto Itapoá acaba de conquistar mais um importante reconhecimento em 2020 com o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina. O trabalho vencedor na categoria Participação Comunitária foi o Programa Geração, que tem o propósito de fornecer ferramentas que despertem o caráter empreendedor de seus participantes e os oriente à profissionalizar seus produtos e formalizar seus negócios. Desta forma, estimula e apoia o empreendedorismo econômico e solidário, a partir de interesses coletivos de produção já existentes nas comunidades localizadas na área de influência do Porto Itapoá. Em 2019 o Terminal conquistou essa mesma premiação com o Projeto Itapoá Sempre Verde, na categoria Preservação Ambiental.

O Programa Geração busca estimular e apoiar o empreendedorismo econômico e solidário local e identificar os interesses coletivos de produção que já existam nas comunidades próximas do Porto Itapoá como é o caso dos grupos de quituteiras e de artesãos, compostos, em sua maioria, por esposas de pescadores dessa região.

O projeto das artesãs do bairro Figueira iniciou com um banco de materiais para artesanato e após a venda dos produtos o dinheiro arrecadado revertia novamente para o banco, garantindo que um novo ciclo de empréstimo e produção fosse possível. Até então, as participantes realizavam o trabalho em caráter de ocupação e lazer, mas sem o propósito de comercialização. Mas com a chegada do Verão, viram uma oportunidade de oferecer ao turista de Itapoá uma opção de um produto artesanal local. Então procuraram a área de Responsabilidade Social do Porto Itapoá para solicitar apoio com um local onde pudessem realizar a venda. Foi viabilizado um espaço em frente ao Terminal e surgiu aí a Mostra de Artesanato Local aberto à participação para qualquer artesão dos bairros Pontal, Figueira e Jaguaruna expor os seus produtos para comercialização.

Já a produção Artesanal de Quitutes foi incentivada diretamente pelo Porto Itapoá que buscou talentos culinários na comunidade para preparar os coffee break oferecidos durante os eventos internos do Terminal. Atualmente mais de cinco quituteiras atendem não somente pedidos do Porto Itapoá, mas também passaram a fornecer o serviço aos colaboradores e à comunidade, e se tornaram famosas pelos lanches servidos nos eventos.

É importante ressaltar que o Porto Itapoá, para além das exigências legais quanto ao licenciamento ambiental do empreendimento, busca integrar todas as suas ações através de uma Diretriz de Investimento Socioambiental Privado, que preza pelo desenvolvimento local e estimula em suas práticas autonomia, desenvolvimento econômico, bem-estar e qualidade de vida para os seus públicos de relacionamento, buscando resultados que agreguem valor social nas ações em que está envolvido.

Para alcançar o que se propõe, o Programa Geração considera outros objetivos para seu desenvolvimento:

  • Capacitar grupos locais em temas relacionados à economia solidária e ao empreendedorismo;
  • Apresentar caminhos que possibilitem o aperfeiçoamento do negócio, tais como: financiamentos, editais, investidores, potenciais clientes, e desenvolvimento de produtos com identidade local.
  • Assessorar tecnicamente o trabalho de potenciais públicos-alvo, seja no sentido de formalizar a organização do grupo, seja no sentido de profissionalizar seus produtos.
  • Articular a cadeia produtiva dos grupos de trabalho com o comércio local e regional, ampliando o mercado consumidor dos seus produtos. 

 

Como signatário do Pacto Global da ONU, com o Programa Geração o Porto Itapoá ainda contribui para o alcance da agenda 2030 dentro dos seguintes Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS 1 – Erradicação da pobreza

ODS 5 – Igualdade de Gênero

ODS 8 – Trabalho descente e crescimento econômico

ODS 10 – Redução das desigualdades

ODS 12 – Produção e consumo sustentáveis

 

Sobre o Prêmio Empresa Cidadã

O principal reconhecimento na área da cidadania empresarial de Santa Catarina, o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC está em sua 22ª edição e, devido a pandemia por Covid-19, foi realizado este ano em formato híbrido. A premiação ocorreu no dia 26 de novembro, no Faial Prime Suítes, Centro de Florianópolis, somente para premiados e convidados. O público acompanhou o evento por transmissão ao vivo pelas plataformas on-line da ADVB/SC. O Empresa Cidadã homenageia e premia as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado. Além de fortalecer o investimento social privado, o prêmio é uma ferramenta de transformação e desenvolvimento estadual. O mote desta edição é “Conexões que movem pessoas, um olhar para o mundo”.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt