sexta, 19 de abril de 2024
12/03/2021 17:25

Encontro de comércio internacional reúne somente palestrantes mulheres

Evento da Associação de Comércio Exterior do Brasil será gratuito e virtual

A rivalidade EUA-China, o futuro da OMC e as perspectivas do comércio internacional pós-Covid são alguns dos temas do Emex - 1º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior a ser realizado virtualmente no dia 17/03, próxima quarta-feira, pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em parceria com o hub Mulheres no Comex. O importante protagonismo feminino no setor justifica o evento e põe em pauta os seguintes assuntos: a importância das redes de contato para as mulheres no comércio exterior e o programa Sebrae Delas que desenvolve habilidades empreendedoras.

A programação conta com mulheres de relevância no comércio exterior, como Yana Dumaresq Sobral Alves, secretária especial Adjunta do Ministério da Economia; Tatiana Prazeres, pesquisadora sênior na Universidade de Negócios Internacionais e Economia, em Pequim, e ex-assessora da Diretoria-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC); Maristela França, diretora técnica do Sebrae; Deborah Rossoni, gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil; Sonia Rotondo, diretora da SRConsult e Associados e ex-diretora executiva da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC), entre outras.

“Ter 100% da mesa de palestrantes do sexo feminino é inédito na AEB e ainda raro no Brasil, mas é justo e necessário reconhecer o valor dessas mulheres no mercado como um todo, especialmente no nosso segmento. Queremos que as vozes femininas ecoem cada vez mais alto, pois elas contribuem efetivamente para a profissionalização e o desenvolvimento do comércio exterior”, afirma José Augusto de Castro, presidente executivo da AEB.

Para Monnike Garcia, fundadora da Labcomex Consultoria Importação e Exportação PMEs e do hub Mulheres no Comex, “o evento conta com painéis para aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais do mercado e melhorar suas habilidades empreendedoras, ao mesmo tempo que valoriza o papel de destaque que a mulher já ocupa no comércio exterior há algum tempo.” Uma das pioneiras no movimento que reúne lideranças femininas atuantes no comércio exterior, Monnike faz uma provocação. “É fundamental que outros eventos do setor também tenham esse olhar mais inclusivo e diverso, e dêem mais espaço às mulheres nas mesas de debate”, conclui.

As palestrantes são mulheres, mas a expectativa de público é mista. O Emex - 1º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior será gratuito e totalmente online para evitar a transmissão da Covid-19, mas exige inscrição prévia por este link: http://bit.ly/emex2021. A programação completa está em http://aeb.org.br/emex2021/.

 

 

Sobre a AEB

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada sem fins lucrativos que congrega as empresas exportadoras e importadoras de bens e serviços, bem como as de atividades de apoio ao comércio exterior. Há mais de meio século atua em assuntos relevantes para a promoção de diversos segmentos da cadeia de negócios com o mercado externo, sempre atenta a conciliar as demandas dos associados ao interesse público. A AEB apresenta ao governo federal demandas e sugestões de políticas e medidas para incentivar as exportações e estruturar encontros que tracem diretrizes e estreitem diálogos entre empresários do setor e entidades governamentais.

 

Emex - 1º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior

17 de março de 2021

Online

Inscrições obrigatórias: http://bit.ly/emex2021




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt