quinta, 18 de abril de 2024
25/08/2021 16:00

Secretário Nacional dos Portos apresenta no Legislativo modelo de privatização do Porto de Itajaí, que não inclui gestão municipalizada

Diego Piloni, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, apresentou hoje para a sociedade itajaiense o modelo de privatização do Porto de Itajaí que está sendo proposto pelo Ministério de Infraestrutura.

 Neste modelo, todo o Porto seria privatizado, não teria participação municipal, como acontece hoje, onde Itajaí é autoridade Portuária. 

Todos os atuais quatro berços seriam privatizados e a empresa vencedora seria responsável não só pela operação portuária, como também  dragagens e outros investimentos em equipamentos para modernização do terminal.
Por enquanto, segundo projeto apresentado, não haverá mudança apenas para os trabalhadores portuários avulsos, pois eles continuam protegidos pela Lei dos Portos, que determina a utilização de mão de obra ligada ao OGMO.
Esse modelo apresentado não foi bem recebido pela prefeitura, entidades empresariais e políticos catarinenses, que acham que Itajaí mostrou competência desde a municipalização, ocorrida em 1997, com recordes de movimentação sendo batidos a cada mês.
Diante do impasse e do projeto apresentado pela Secretaria Nacional dos Portos, o prefeito Volnei Morastoni e a Comissão Parlamentar Mista do Legislativo, juntamente com o Fórum que foi criado, envolvendo toda a sociedade civil organizada, irá discutir qual proposta apresentará para o governo antes da audiência pública de privatização, que acontecerá no mês de Outubro.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt