terça, 16 de abril de 2024
21/12/2021 09:00

Saiba as 10 profissões que estiveram em alta em 2021

Pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE) revela aumento de profissões relacionadas ao setor de atendimento ao cliente e vendas

A taxa média anual de desemprego no país alcançou um pico de 13,5% em 2020, o percentual corresponde a 13,4 milhões de pessoas afetadas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dos desafios do mercado de trabalho nesse período, em 2021, algumas áreas apresentaram um crescimento expressivo de oportunidades.
 
Em levantamento realizado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), 10 ocupações se destacaram, entre elas estão atendente de loja, auxiliar de estoque e vendedor interno. As profissões mostraram um aumento de vagas disponíveis em comparação a 2020, com a tendência de que se estenda em 2022.
 
"O mercado de trabalho de 2020 foi um reflexo dos acontecimentos do ano. A Covid-19 impactou a forma de contratação das empresas e a disponibilidade de vagas. Mas em 2021, as demandas por cargos ligados ao atendimento e à interação com o público cresceram, especialmente com a aproximação do fim do ano, quando as empresas necessitam de mão de obra para lidar com eventos como Black Friday e festas de fim de ano", explica o gerente de negócios do BNE, José Tortato.
 
Confira as 10 profissões que estiveram em alta em 2021 e sua variação entre 2020 e 2021:
 
• Atendente de loja
 
O atendente de loja trabalha diretamente com o cliente, precisa ser dinâmico e saber lidar com as diversidades. É um profissional capaz de recepcionar e cativar clientes nas lojas. No geral, as atividades podem variar, dependendo da loja e do departamento.
 
• Auxiliar de estoque
 
Desempenha tarefas auxiliares necessárias para o funcionamento do estoque da empresa, como organização e controle do setor.
 
• Vendedor interno
 
O vendedor interno atua sem sair da empresa, pois todo processo acontece por meio de telefone e online. Pelo distanciamento entre o vendedor e o cliente, o profissional precisa dominar técnicas de comunicação verbal e escrita para atrair o público.
 
• Operador de caixa
 
O operador de caixa pode atuar em diversos setores relacionados ao comércio. As atividades são de atendimento ao cliente nos estabelecimentos, controle de venda de produtos e da movimentação do caixa.
 
• Mecânico de manutenção
 
O Mecânico realiza manutenções em máquinas, motores e equipamentos industriais. Entre as tarefas, estão reparação ou substituição de componentes defeituosos e testes para garantir o funcionamento do equipamento.
 
• Operador de telemarketing
 
O operador de telemarketing atua diretamente com atendimento ao cliente por meio de prestação de serviços pelo telefone, seja na venda de produtos, prestando assistência, realizando cobranças, entre outras responsabilidades.
 
• Promotor de vendas
 
O profissional desenvolve estratégias de vendas para contribuir com o aumento da visibilidade da marca. Outros serviços incluem definição de metas e administração de contratos com clientes.
 
• Recepcionista
 
O recepcionista pode atuar em empresas de diferentes segmentos. É responsável pelo atendimento ao público, seja presencialmente ou com outros meios de comunicação. As ocupações vão desde atender e anotar recados a recepcionar visitantes.
 
• Consultor de vendas
 
Responsável pelas vendas, o consultor deve fazer análises, apresentar diagnósticos do mercado e realizar pesquisas para conhecer o cliente. Dessa forma, o profissional identifica as melhores estratégias e atrai o investimento do cliente.
 
• Auxiliar de escritório
 
O auxiliar responde por uma série de obrigações relacionadas à administração do escritório. Entre as tarefas, estão inclusas: produção e organização de documentos, relatórios, materiais e controle de estoque.
 

 
Função
 
Variação (2020-2021)
 
Atendente de loja
 
31,05%
 
Auxiliar de estoque
 
28,81%
 
Vendedor interno
 
26,95%
 
Operador de caixa
 
25,44%
 
Mecânico de manutenção
 
23,79%
 
Operador de telemarketing
 
23,59%
 
Promotor de vendas
 
23,03%
 
Recepcionista
 
21,78%
 
Consultor de vendas
 
21,64%
 
Auxiliar de escritório
 
20%
 

 

 
BNE - Banco Nacional de Empregos
 
Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. Saiba mais no site do BNE.



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt