A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), entidade que representa 554 concessionárias de veículos automotores de todo o estado dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, tratores e máquinas agrícolas, motocicletas, e implementos rodoviários, divulga o desempenho do setor automotivo no mês de fevereiro de 2022.
Os emplacamentos de veículos automotores no estado de Santa Catarina, encerraram o mês de fevereiro, na comparação com janeiro, com acréscimo de 2,05%. Todos os segmentos tiveram resultado positivo, com exceção dos segmentos de caminhões, ônibus e motocicletas.
Quando comparado com fevereiro de 2021, o setor como um todo registrou queda de 13,14%, e no acumulado do primeiro bimestre do ano registrou queda de 12,90% em relação ao primeiro bimestre de 2021.
O segmento de Tratores e Máquinas Agrícolas, por não serem emplacados, apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamento junto aos fabricantes, e as informações que se seguem são a nível nacional.
Em janeiro de 2022, as vendas de Tratores e Máquinas Agrícolas decresceram 33,53% em relação ao mês dezembro 2021. Na comparação com janeiro de 2021, o crescimento foi de 23,47%.
A frota circulante em Santa Catarina soma hoje, 5.625.424 veículos, sendo que a maioria é de automóveis, em um total de 3.139.810. (Fonte: Detran SC).
Segundo Alfredo Breitkopf, Diretor Geral Regional da Fenabrave-SC, o mercado vem se ajustando a realidade. A elevação dos juros, a queda do poder de compra dos consumidores, a maior restrição e seletividade no crédito e a persistente falta de componentes para a produção, vem tendo grande impacto na recuperação no mercado. “Com a diminuição do IPI a partir deste mês de março, principalmente se acompanhado pela manutenção de preços pelos fabricantes, poderá fazer com que as vendas se recuperem mais fortemente”, acredita Breitkopf.