quarta, 17 de abril de 2024
03/06/2022 16:59

Porto de Itajaí divulga balanço da campanha Maio Amarelo e inicia Semana do Meio Ambiente

Atividade em parceria com SEST-SENAT orientou 152 trabalhadores portuários sobre segurança e prevenção no trânsito

Nesta segunda-feira (30), a Autoridade Portuária de Itajaí encerrou suas atividades junto ao Movimento intitulado “Maio Amarelo - Mês da Conscientização sobre Segurança no Trânsito”, com duração de trinta dias. No decorrer de maio, diversas simulados, exames, informativos e palestras foram realizados na área portuária e sede administrativa.

O principal objetivo do Maio Amarelo foi conscientizar a comunidade portuária sobre as normas de segurança do Porto de Itajaí e a importância de colaborar de forma consciente para um trânsito mais seguro, no entanto, sem deixar de cuidar da saúde física e emocional das pessoas, a fim de que se tenha condições de desempenhar atividades ligadas à locomoção.

Organizada e orientada pela Coordenação do Meio Ambiente, Trabalho e Sustentabilidade (COAMB/SPI), o Maio Amarelo responde ao projeto Porto Saudável, que traz ao Porto de Itajaí programas que correspondam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, consequentemente, a uma gestão mais saudável, compromissada com o cuidado de seus servidores.

Uma das atividades, realizadas pelo efetivo na Guarda Portuária (turnos matutino e vespertino), está relacionada com a Van de Prevenção aos Acidentes de Trânsito, em parceria com a SEST-SENAT, onde contou com a participação de mais de 152 trabalhadores portuários. A ação deu destaque ao trânsito seguro, com enfoque na “segurança viária”, norma de circulação de pessoas e automóveis pelas ruas e rodovias.

No mesmo local, folders informativos de “Dicas de Segurança no Trânsito”, realizados pela equipe da COAMB e da APM Terminals, também foram distribuídos aos trabalhadores portuários e demais colaboradores ao longo das atividades.

Aberta à comunidade, a Superintendência do Porto de Itajaí contou ainda com uma palestra realizada no Auditório da Autoridade Portuária, destacando sobre “Segurança no Trânsito”, ministrada pelo Mestre e profissional nesta área, Emerson Luiz Andrade, em parceria com a CODETRAN (Coordenadoria de Trânsito). Após a palestra, ainda foi fornecido pela Prefeitura um coquetel para todos os participantes.

Colaboradores da Superintendência do Porto de Itajaí, tiveram na oportunidade o acesso aos informativos de “Itens obrigatórios em veículos no Brasil”, divulgado digitalmente para todos. Testes de Exame de Acuidade Visual, com a parceria da SMT Ocupacional, também ficaram à disposição dos servidores e demais colaboradores.

Para encerrar o Movimento Maio Amarelo, foi realizado uma palestra sobre Saúde Auditiva, com parceria do curso de Fonoaudiologia da UNIVALI, e um stand com mostruários de aparelhos auditivos e materiais relacionados à saúde auditiva na Superintendência do Porto de Itajaí. Em paralelo, foram feitas verificações de pressão arterial e glicemia por parte de profissionais da equipe de saúde da COAMB.

"A semana do Maio Amarelo colaborou para que os trabalhadores portuários executem suas funções com mais segurança, sabendo dos riscos, de como podem afetar outras pessoas durante o serviço caso não estejam conscientes das prevenções. Já a semana do Meio Ambiente, por sua vez, tem o objetivo de atender a população que deseja conhecer de perto o Porto de Itajaí. Também houve a união da importância do consumo, descarte e coleta de resíduos de forma organizada, e de apresentar o funcionamento do Porto de Itajaí, sua operação, para a população do município que deseja conhecer", relata o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Após o encerramento do Maio Amarelo, o Porto de Itajaí deu início à Semana do Meio Ambiente. Com a participação de escolas da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), o objetivo principal é promover a relação Porto-Cidade existente, identificando acima de tudo sua história, movimentação de contêineres e, abrindo conhecimentos quanto as operações portuárias voltadas aos visitantes.

Desde segunda-feira, 30, está sendo realizada no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, uma palestra com os alunos ou universitários, ministrada pela Coordenadora da COAMB, Médelin Pitrez dos Santos. Ao término da palestra, todos são conduzidos ao galpão de Operações de Emergência para um simulado de vazamento de óleo. Concluindo estas atividades, ainda é realizada uma visita ao terraço do edifício da APM Terminals (4º andar), para visualizar a movimentação de contêineres nos navios, entre outras operações no terminal portuário.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt