sexta, 12 de abril de 2024
10/10/2022 09:31

SC consome mais moda e eletrodomésticos que a média do Brasil, aponta estudo

Dados sobre ecommerce encomendados para o VTEX Unlock indicam também grande potencial de crescimento no setor de alimentos e bebidas e saúde no estado

Responsável por mais de R$4 bilhões do faturamento do ecommerce entre janeiro e setembro deste ano, Santa Catarina possui, em comparação com a média do país, o maior número de pedidos no segmento de moda (20,4% contra 18,3%) e maior faturamento em eletrodomésticos (14,9% contra 14,4%). A participação de pessoas com 51 anos ou mais é maior na capital Florianópolis (19,2%) quando comparado com a média do Brasil (16,2%). Os dados são da Neotrust, empresa de soluções de inteligência que tem uma das maiores bases de dados do mercado digital brasileiro. 
 
O levantamento foi feito para a terceira edição do VTEX Unlock, realizada em Balneário Camburiú pela VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, nesta quarta-feira (05). O encontro reuniu clientes, empresários, executivos e profissionais da área das principais empresas da região com o objetivo de aproximá-los e encontrar soluções personalizadas de comércio.
 
“O Sul é uma região em ascensão nas vendas do ecommerce, queremos entender as dores dos clientes e marcas para colaborar no crescimento do comércio digital local com o que fazemos de melhor”, disse Erick Buzzi, VP de Marketing, Vendas e Alianças da VTEX. “Existe uma grande oportunidade na região para implementação de diferentes soluções e tendências do mercado de acordo com a especificidade de cada varegista”.
 
O levantamento mostra que na região Sul o cartão de crédito foi utilizado para pagamento de 56,5% dos pedidos feitos de janeiro a setembro, maior que a média do Brasil (54,6%), na forma de pagamento PIX a região Sul também se destaca, sendo responsável por 7,2% do faturamento no período - contra 5,4% na média brasileira. Somente em Santa Catarina, o faturamento entre janeiro a setembro é reponsável, em sua maioria, por pessoas de 26 a 35 anos.
 
“Santa Catarina vem apresentando participação significativa no ecommerce da região Sul, representando mais de 25% de seu faturamento neste ano”, disse Paulina Dias, Gerente de Inteligência da Neotrust. “Existe oportunidade de expansão do comércio digital nos segmentos de alimentos e bebidas e saúde, opção não tão explorada que pode agregar para a população e crescimento do estado. Logística, marketplaces e retiradas em lojas são algumas das soluções que podem agregar valor aos varejistas”, afirma.
 
Principais destaques dos dados regionais
 
As cidades de Santa Catarina com maior faturamento no ecommerce entre janeiro e setembro de 2022, comparado ao mesmo período de 2021, são: Navegantes (18,6%), Tubarão (15,6%) e Criciúma (15,3%). A capital Florianópolis e Balneário Camboriú cresceram 6,3% e 12,4% do faturamento do estado, respectivamente.
 
O maior faturamento do estado vem dos pedidos de produtos de telefonia (16,6%), eletrodomésticos (14,9%) e eletrônicos (10,7%). Quando falamos da quantidade de pedidos, moda e acessórios (20,9%), beleza e perfumaria (10,7%) e alimentos e bebidas (7,1%) são os que representam maior número.
 
O faturamento (3,7%) e número de usuários (3,6%) do e-commerce em Santa Catarina é mais representativo no Brasil do que a população de Santa Catarina no ano de 2021 (3,4%). 
 
Nesta segunda edição, o VTEX Unlock contou com apoio da Intelipost, Paypal, AWS e Neotrust. 

Sobre a VTEX
A VTEX (NYSE: VTEX) é a plataforma empresarial de comércio digital onde grandes marcas e varejistas fazem o mundo do comércio acontecer. A VTEX coloca os negócios de seus clientes em um caminho de rápido crescimento com uma solução completa de Commerce, Marketplace e OMS. A VTEX ajuda empresas globais a construir, gerenciar e entregar experiências avançadas e nativas de comércio B2B, B2C e Marketplace com um time-to-market sem precedentes e sem complexidade.
Como líder em plataformas de comércio digital, a VTEX tem a confiança de mais de 2.400 clientes, entre eles AbInbev, Carrefour, Colgate, Motorola e Whirlpool, tendo mais de 3.200 lojas online ativas em 38 países (dados do ano fiscal terminado em 31/12/2021). Para mais informações, visite o site.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt