sexta, 12 de abril de 2024
14/11/2022 15:04

Porto de Itajaí conquista o 1º lugar no ranking nacional do IDA - Índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ


Prêmio é concedido ao Porto de Itajaí pela 4º vez consecutiva
A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, foi agraciada em 1º lugar na categoria de Maior Índice de Desempenho Ambiental, concedida através da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
O IDA (Índice de Desempenho Ambiental) foi desenvolvido em 2001, com o intuito de quantificar e qualificar as informações concedidas a partir das Avaliações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA). Através da metodologia de avaliação, são avaliados 38 indicadores que se enquadram em quatro categorias: Índice de Desempenho Ambiental, Conformidade Regulatória, Artigos Técnicos- Científicos e Iniciativas Inovadoras em Governança Socioambiental.
Na oportunidade, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, esteve presente na cerimônia de premiação em Brasília, representando o Porto de Itajaí, e destacou o frequente desempenho da Autoridade Portuária Pública e Municipal:
“Com imensa satisfação, participei juntamente com o prefeito em exercício Marcelo Sodré, da cerimônia de Premiação do Prêmio Antaq, sendo o Porto de Itajaí finalista nas categorias "Conformidade Regulatória - Porto Organizado" e "Maior Índice de Desempenho Ambiental. O Prêmio visa reconhecer e estimular as melhores práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade pelas empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela Agência. Soma-se a isso o fomento à pesquisa e à produção técnico-científica, além da disseminação das boas práticas relacionadas à operação e a gestão do setor”, enfatiza Fábio.
A Superintendência do Porto de Itajaí também foi agraciada em 3º lugar na categoria Conformidade Regulatória, por seu serviço enquanto Porto Organizado. Nesta categoria foram premiadas as empresas que, no quinquênio 2016-2020, apresentaram as melhores conformidades regulatórias, conforme novo modelo de perfil de risco da fiscalização. Para fins de classificação, a avaliação da categoria foi realizada por meio da Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais da ANTAQ.
O Prefeito de Itajaí em Exercício, Marcelo Sodré, parabeniza todos os colaboradores portuários pela dedicação e responsabilidade com o Porto de Itajaí, no qual, reflete no constante desenvolvimento portuário e na aquisição de prêmios e certificados, por meio das ações realizadas:
“A Superintendência do Porto de Itajaí e seus colaboradores portuários tem trabalhado com afinco, dedicação e responsabilidade, visando um serviço propriamente qualificado e exemplar, para que pudéssemos chegar hoje com resultados positivos para o Porto e cidade. Essas premiações são motivo de orgulho para a nossa cidade, pois esse trabalho foi reconhecido nacionalmente, através da responsabilidade ambiental praticada pela Autoridade Portuária. A aquisição de prêmios e certificados fortalece a ligação entre o Porto e a cidade, sendo resultado do constante crescimento da atividade portuária de Itajaí”, destaca Marcelo.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt