segunda, 22 de julho de 2024
24/01/2023 18:13

Portos do Paraná registram recorde de movimentação

Exportações superaram as importações e puxaram o bom resultado dos terminais

A empresa Portos do Paraná, que gerencia os terminais portuários do Estado, registrou recorde de movimentação de cargas em 2022. O volume chegou a 58,4 milhões de toneladas, conforme mostram os dados da companhia.

De a cordo com a Portos do Paraná, o recorde anterior para a movimentação de cargas nos terminais da empresa foi registrado em 2021, com 57,5 milhões de toneladas, entre carregamento e descarga. Ou seja: o volume de 2022 representa um crescimento de 1,5% sobre o ciclo anterior.

“Fechamos mais um ano com movimentação histórica nos portos de Paranaguá e Antonina, graças ao empenho de todos os trabalhadores e aos esforços dos terminais e operadores portuários com o objetivo de manter a eficiência e produtividade”, disse Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da companhia.

 

De acordo com a empresa, o maior fluxo está nos portos de Paranaguá e Antonina. Dessas instalações, saíram 35,5 milhões de toneladas para o envio a outros países: cerca de 9% mais que em 2021. Os produtos mais exportados pelos portos paranaenses foram soja, farelo de soja, açúcar, milho, frango, óleos vegetais, madeira, celulose, combustíveis, papel e carne bovina.

Já as importações ficaram próximas de 20 milhões de toneladas, 10% menos que em 2021. “O impacto negativo no volume de cargas importadas pelos terminais paranaenses veio dos fertilizantes, seguindo o movimento de queda observado na movimentação geral do produto no país”, explica o diretor-presidente. (revistaoeste)




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt