terça, 23 de abril de 2024
17/02/2023 16:57

Complexo Portuário de Itajaí inicia 2023 com movimentação de 1,1 milhão de toneladas.

Novas linhas de contêineres estão previstas para os próximos meses.

O Complexo Portuário de Itajaí registou durante o mês de janeiro, a movimentação de 101.902 TEUs (unidade de medida para um container de 20 pés), com 1.167.821 toneladas.

Com base nas movimentações de giros na área da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí, em janeiro ocorreram 44 manobras na bacia 02 (Baia Afonso Wippel/Saco da Fazenda), e, 32 giros na bacia 01, situada em frente aos terminais da APMT/Cais Público (Porto de Itajaí), e Portonave (Navegantes), totalizando 76 manobras. 

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, a perspectiva de movimentação para os próximos meses é de superar a instabilidade das operações portuárias, causadas pelo processo de desestatização:

A primeira linha anunciada pela empresa arrendatária APM Terminals no início deste mês foi recebida com muita alegria, sendo a primeira embarcação com carga de contêineres deste ano com o navio Theodor. A movimentação prevista é de movimentar 15 mil contêineres até o final de março no Porto de Itajaí. Outra linha pela Maersk também será divulgada em breve. Isso demonstra que toda a instabilidade portuária causada pelo processo de desestatização, será estabilizada tão logo”, destaca Fábio.

Ao todo, durante o mês de janeiro, o Complexo Portuário registrou 81 atracações, sendo 61 na Portonave, 4 realizadas na APM Terminals, 02 na Delegacia, 13 no Cais Comercial, 02 no TEPORTI e 01 no Terminal Barra do Rio.

“A chegada da nova linha de contêineres no Porto de Itajaí, determina a retomada na movimentação operacional. O atraso causado pelo Governo Federal, para definir o novo operador portuário para as próximas décadas, resultou em toda essa instabilidade. Cotidianamente buscamos a evolução do nosso porto, com o objetivo de permanecer com altos índices nas movimentações, atrelados ao reconhecimento nacional e internacional, garantindo também o desenvolvimento do nosso Município. Dessa forma, seguiremos com um forte trabalho em equipe, para que mais linhas venham ao nosso porto”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Durante o mês de janeiro, a Superintendência do Porto de Itajaí obteve a Licença Ambiental (LAO) prorrogada por mais 2 anos. O IMA realizou diversos monitoramentos ambientais ao longo da vigência da LAO, ao qual foram atendidos pela Superintendência com base nos resultados e demais performances de cunho ambiental, obtendo o 1° lugar no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da ANTAQ, em seu quarto ano consecutivo, e 1° colocado no prêmio Via Viva 2022 (MINFRA), na categoria Porto Público.

Ainda no mês de janeiro, a empresa arrendatária dos berços 1 e 2, anunciou uma nova linha de contêineres, na qual, a rota da linha operada pela CTM prevê atracações em três portos brasileiros e também em Montevidéu, no Uruguai, Cartagena, na Colômbia, Santiago de Cuba e Mariel, em Cuba. As operações iniciaram com o navio Theodor, neste mês.

 

Também em janeiro, destaque para a 12ª atracação do navio Roll On Roll Off, trazendo a bordo 1.002 veículos das montadoras BMW e General Motors (GM). Toda a operação de desembarque dos veículos foi realizada pela SC Portos, somando 371 veículos da montadora alemã BMW e 627 unidades da montadora americana, GM, e ainda mais 4 veículos diplomáticos. O peso total dos veículos, nesta embarcação foi de 1.739 toneladas.

Obs.: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de Janeiro de 2023 pode ser conferido no link abaixo:

https://www.portoitajai.com.br/estatistica-de-janeiro-de-2023




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt