sábado, 20 de abril de 2024
01/03/2023 11:02

Norsul completa 60 anos e leva eficiência energética para a Intermodal 2023

Empresa, que é uma das maiores do país em Cabotagem, está pelo segundo ano consecutivo na maior feira do setor logístico no país

A Norsul, empresa de navegação e logística integrada – que está entre as maiores do país na Cabotagem e é líder na modalidade granel seco -, vai contar das iniciativas em prol da eficiência energética na Intermodal 2023, a maior feira do setor logístico do país. A companhia completará 60 anos, e vai também usar o espaço para contar sua história de solidez, qualidade e experiência no mercado de navegação, que é sua origem. Hoje, a empresa busca ampliar a sua presença na cadeia logística dos clientes expandindo sua atuação, conectando outros modais à navegação (integração logística) para viabilizar o transporte de cargas de maneira eficiente. 
 
“Queremos ser protagonistas no setor de cabotagem, somos sólidos e temos capacidade de investimento junto aos nossos clientes e potenciais clientes buscando parcerias que possam contribuir com seus negócios”, destaca Angelo Baroncini, Presidente-Diretor da Norsul. A empresa possui a maior quantidade de embarcações do país, e conta com bases de apoio no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.  
 
Na feira, a empresa terá um estande interativo, no qual um painel virtual permitirá a navegação pelos serviços oferecidos pela Norsul via touchscreen – possibilitando aos visitantes uma imersão no universo da navegação e logística integrada que a marca vive há quase 60 anos. Também será possível conhecer quatro iniciativas da empresa em eficiência energética: IoT , drone subaquático, pintura especial com silicone e energia renovável. 
 
Em parceria com uma startup, a Norsul desenvolveu um software de monitoramento que usa a tecnologia IoT (internet das coisas) para proporcionar maior segurança à tripulação e aos serviços entregues pela empresa. A solução proporciona o monitoramento e a visualização de vários parâmetros das embarcações através de rápidas consultas a um bot no whatsapp ou acessando uma plataforma web - que apresenta mais detalhes das informações por meio de gráficos e painéis gerenciais. Ao todo, são mais de 280 sensores observados pela ferramenta em tempo real, como velocidade, consumo de combustível, posição, vento, corrente, temperatura e outros. O sistema inclui ainda a movimentação das embarcações no Brasil, que são reunidos e transmitidos para um servidor na nuvem e atualizados a cada 10 segundos.  
 
“A iniciativa é fundamental para tornar as operações do dia a dia muito mais dinâmicas ao disponibilizar informações em tempo real da frota. É possível acompanhar o início e fim de viagens, chegada e saída dos portos, e tudo isso de forma automatizada”, conta Fabiano Lorenzi, Diretor de Operações e Frota da Norsul.   
 
Já os drones subaquáticos são utilizados nas inspeções das embarcações, que são feitas através de veículos submarinos e drones operados remotamente (ROV), também em conjunto com startups que utilizam tecnologias adaptadas para o setor. Ao lado da Norsul, elas desenvolveram novas ferramentas de inspeção, unindo tecnologia 4.0 e a IoT (Internet das Coisas).  A operação funciona tão bem que algumas das inspeções já substituem até as revisões obrigatórias do segmento, além de reduzir os riscos envolvidos em tais operações quando realizadas por profissionais especializados. O veículo submarino é operado remotamente (ROV) por um técnico a bordo da embarcação, enquanto as imagens captadas são transmitidas para os vistoriadores remotos. 
 
Com a pintura especial com silicone, uma tecnologia anti-incrustante, a Norsul consegue aumentar a eficiência energética da embarcação impactando na redução do consumo de combustível e, por consequência, na emissão de poluentes – a marca foi pioneira no uso dessa tecnologia na navegação comercial do Brasil. E quanto a energia renovável, a companhia utiliza um sistema de placas solares que reduz o consumo de combustível nas barcaças fundeadas, gerando maior eficiência e conforto operacional, além de diminuir o uso de combustíveis de origem fóssil. Essa iniciativa também é pioneira na Cabotagem do país. 
 
Na Norsul, a sustentabilidade é um valor. Por isso, além das iniciativas para eficiência energética, a empresa oferece aos clientes a possibilidade de contratar a neutralização das emissões de CO2 no transporte de cargas através de créditos de carbono. Hoje, a organização utiliza créditos gerados pela preservação de mata nativa (Floresta em Pé) e também em Aterros Sanitários, que capturam metano e o transformam em BioMetano – o que futuramente pode ser utilizado como combustível 
alternativo para embarcações de emissão zero.
 
“Somos comprometidos com a sustentabilidade e temos inúmeras iniciativas para melhorar a eficiência energética dos ativos e das nossas operações”, finaliza Baroncini. 
 
Sobre a Norsul 
É uma das maiores empresas de cabotagem do país, com solidez e credibilidade, integrando a logística a partir da navegação para transportar cargas de norte a sul. Fundada em 1963, desde então sendo protagonista no crescimento da navegação brasileira, busca ampliar a sua presença na cadeia logística de seus clientes, expandindo sua atuação para conectar outros modais a partir da navegação. Especializada no transporte de granéis secos, líquidos e neo-granéis com cargas homogêneas, gerais e de projeto tanto na Cabotagem como no Longo Curso, a Norsul possui a maior quantidade de embarcações. No Brasil, as bases de apoio estão nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. 

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt