sábado, 20 de abril de 2024
02/03/2023 17:50

Porto de Itajaí terá autoridade portuária pública municipal e federal

Em reunião nesta quinta-feira (02), em Brasília, o Ministério dos Portos e Aeroportos garantiu prorrogação do convênio com o Município por mais 35 anos

O Município de Itajaí garantiu uma importante conquista para o Porto nesta quinta-feira (02). Em reunião em Brasília (DF), o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, confirmou à comitiva de representantes da cidade a manutenção da autoridade portuária pública por mais 35 anos, além de agilidade no leilão do terminal. A novidade é que, além do Município, o Governo Federal também terá uma participação no novo modelo de gestão, permitindo o aporte de investimentos para desenvolvimento do complexo portuário.

“O Porto de Itajaí continuará sendo público, com gerenciamento em conjunto da Prefeitura e Governo Federal. A Prefeitura estará no comando por mais 35 anos e agora vamos encontrar uma fórmula para fazer isso e os navios voltarem a chegar até Itajaí, gerando trabalho e renda, como sempre foi”, garantiu o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

A decisão foi tomada em reunião com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Também participaram do encontro deputados, senadores e outras autoridades municipais.

“Nesta importante reunião definimos os encaminhamentos para resolvermos essa situação do Porto de Itajaí e fomos muito bem recebidos. Um grupo de trabalho vai formular uma proposta para desencadear todo processo restante do arrendamento do nosso Porto, devendo manter a autoridade portuária pública municipal e uma parceria com o próprio Governo Federal, que poderá ajudar o Porto em investimentos e tratativas junto ao mercado”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.

A partir do encontro, o grupo de trabalho formado por representantes do Município, Porto e sociedade civil organizada vai elaborar um documento para embasar o novo edital do leilão de concessão do terminal, já adaptado ao modelo de gestão proposto. A proposta deverá ser enviada em 30 dias.

“A confirmação da autoridade portuária pública era um pleito antigo do Município, que destrava várias questões portuárias e no próximo mês teremos a decisão definitiva sobre o leilão. Foi uma grande reunião e um dia importante”, comemorou o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

O deputado federal Carlos Chiodini, que organizou a reunião entre o Município e o Ministério dos Portos e Aeroportos, também destacou a produtividade da reunião em prol do Porto de Itajaí. “O Governo Federal se mostrou disposto a encontrar uma saída que envolva o Município de Itajaí como o capitão do desenvolvimento portuário da região. Então, nos próximos dias, será criada essa proposta para que o Porto volte a ter grande movimentação, grande vida e o seu papel de protagonismo”, enfatizou o deputado.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt