Neste sábado, 18, pela manhã, o navio IKEBANA atracou no Porto de Itajaí com 13.195 mil toneladas de carga de celulose. Esta é décima-segunda (12ª) atracação deste modal. A embarcação ficou atracada na APM Terminals (berço 01). Esta foi a terceira (3ª) atracação da modalidade de carga de celulose neste ano.
De acordo com a Coordenação de Operações Logísticas da Superintendência, até o momento foram movimentadas 183.111 mil toneladas de carga de celulose desde o ano passado. Apenas de janeiro a março de 2023, este número foi de 45.145mil toneladas de celulose.
A operação do IKEBANA foi realizada pela SC Portos, e a embarcação pertence ao armador Saga Welco LTDA e agência Orion-Itajaí. De bandeira norueguesa, o navio possui 198,50 metros de comprimento e 31,0 de largura.
A embarcação teve como ponto de origem o Porto de Algeciras, na Espanha. Após desatracar do Porto de Itajaí, seguiu destino ao Porto do Rio de Janeiro.
A primeira operação de carga de celulose neste ano, aconteceu com o navio Cosco Shipping Xin Wang, com 9.200 toneladas, que atracou no Porto de Itajaí em 27 de janeiro de 2023. Em seguida, atracou o Saga Crest, com 22.750 toneladas, no dia 13 de fevereiro de 2023.
Já no domingo, 19, o Porto de Itajaí recebeu o navio AGIA ELENI com 13.616 mil toneladas de fertilizantes em matéria prima (barrilhas, bicarbonato de sódio e tripolifosfato de sódio), em Big Bags. A embarcação ficou atracada na APM Terminals (berço 02).
De acordo com informações da Coordenação de Operações Logísticas da Superintendência, esta é a primeria carga geral em Big Bags neste ano, e, sua operação foi realizada pela SC Portos, e o navio pertence ao armador Newport, e agente Amart Shipping.
De bandeira das Ilhas Marshall, o navio possui 170,7 metros de comprimento e 27,0 de largura.
A embarcação tem como origem o Porto de São Francisco do Sul (SC), e após desatracar do Porto de Itajaí seguiu destino ao Porto de San Lorenzo (AR).