sábado, 20 de abril de 2024
24/03/2023 13:36

Governo do Estado cria comissão para estruturar o turismo de cruzeiros em Santa Catarina


A ampliação do número de passageiros de cruzeiros para a temporada 2023/2024 no estado foi tema de encontro, nesta quarta-feira, 22, entre o governador Jorginho Mello, o presidente da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, e o secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva. Ficou definida a criação de uma comissão voltada para esse assunto. A expectativa da Associação é de um crescimento de 71%.

“Estamos reinaugurando um novo momento para Santa Catarina. De cruzeiros atracando em diversas cidades catarinenses. Então o Estado vai se fazer presente. Vamos montar uma comissão presidida pelo Neiva para que ele chame outros atores dos outros municípios para que a gente faça um trabalho coordenado e o Estado vai ser o grande timoneiro nessa nova fase”, disse o governador, ao reforçar que o encontro com o presidente da CLIA Brasil trará movimento para economia catarinense, com caráter duradouro.

Para o secretário Evandro Neiva, esse encontro é o início de um trabalho, já que o Governo do Estado esteve ausente nas últimas temporadas em relação ao setor de transatlântico. A visita do presidente da CLIA Brasil demonstra que a administração estadual vai criar uma relação profissional de ampliação das chegadas dos cruzeiros marítimos.

“Nós temos muitos municípios prontos, com belezas naturais, e querendo trazer esses navios com pouco conhecimento, com pouca relação. O Estado vai interferir nisso, vai criar essa relação e fará com que Santa Catarina tenha mais pontos de operação e possa cada ano ampliar a demanda existente. Queremos mais navios de transatlântico e nós vamos trabalhar com muito profissionalismo”, afirmou o secretário.


Marco Ferraz enfatizou a importância do encontro com o Governo do Estado e diz acreditar que relação vai evoluir. Segundo ele, Santa Catarina tem números interessantes nessa temporada que se encerra em abril. O estado atingirá a marca de 200 mil leitos cruzeiristas em três municípios: Itajaí, Balneário Camboriú e Porto Belo.

“A gente vai subir 71% para próxima temporada. Ultrapassamos 350 mil leitos no estado. Santa Catarina tem um potencial enorme”, comentou o presidente da associação. Ele revelou ainda que novos destinos estão na rota das companhias de cruzeiros. Tanto o governador quanto o secretário garantiram o apoio para ampliar os locais no estado. “Geograficamente a gente está muito bem situada tanto entre Uruguai e o Sudeste. São muitos roteiros, muitas possibilidades, a gente está muito contente com a parceria, com a nova comissão”, pontuou.

Números de Santa Catarina
Temporada 22/23

Itajaí – 27 escalas – 74 mil leitos
Balneário Camboriú – 20 escalas – 81 mil leitos
Porto Belo – 17 escalas – 51 mil leitos
Total – 64 escalas – 206 mil leitos
Temporada 23/24 – previsão

Itajaí – 46 escalas – 129 mil leitos
Balneário Camboriú – 49 escalas – 171 mil leitos
Porto Belo – 17 escalas – 51 mil leitos
Total – 112 escalas – 353 mil leitos
Fonte: Clia Brasil

Números do setor no Brasil
R$ 605,90 – Impacto econômico médio gerado por cruzeiristas nas cidades de escala (Balneário Camboriú e Porto Belo)
R$ 770,97 – Impacto econômico médio gerado por cruzeiristas nas cidades de embarque e desembarque (Itajaí)
22 mil empregos – média é de 4.5 mil por navio
*Fonte: Clia Brasil




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt