sexta, 12 de abril de 2024
03/04/2023 22:20

Porto de Itajaí realizará a 3ª edição do Inova Portos

Evento acontece nos dias 13 e 14 de abril e reunirá representantes do trade portuário nacional

O Porto de Itajaí promoverá a 3º edição do Inova Portos nos dias 13 e 14 de abril, evento que tem como objetivo fomentar a cultura de inovação nos portos, tendo como público alvo os colaboradores dos portos públicos, atores do cenário de inovação, representantes de startups com foco em soluções portuárias e demais autoridades.

A terceira edição do Inova Portos acontecerá no Hotel Mercure, em Itajaí com transmissão em tempo real pela internet. Serão dois dias de palestras e debates totalizando 16 horas de evento.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, a 3ª edição do Inova Portos demonstra que o porto de Itajaí continua buscando inovação portuária, além de uma grande troca de experiências entre os servidores, buscado aprimoramento para os portos brasileiros:

“Esse evento, o terceiro Inova Portos, é de extrema importância para Porto Itajaí, já que a nossa cidade sempre teve como característica, a inovação na área portuária. Foi assim por meio de questões mais básicas, como por exemplo, foi o primeiro porto a trabalhar 24 horas, foi praticamente o primeiro porto a ser certificado no ISPS Code em 2004, e foi assim nos controles meta oceânicos de navegação do canal de acesso, entre outras eficiências conquistas ao longo dos anos, e, agora, isso vem novamente reforçar essa questão de inovação. No ano passado assumimos o compromisso com o Governo Federal, de realizar o terceiro Inova Portos, sendo o primeiro a ser realizado na região sul, onde teremos uma série de apresentações, cases de sucesso, novas startups de empresas já estabelecidas, todas elas trazendo novas práticas com inovação para a atividade portuária”, Enfatiza Fábio da Veiga.

Em 2022 foram realizadas duas edições do evento Inova Portos, como iniciativa deste ministério no intuito de potencializar a modernização e a inovação no setor portuário nacional. A cultura de inovação no setor portuário brasileiro foi o tema da 1ª edição do inova portos, realizado nos dias 04 e 05 de abril, no Porto de Itaqui, proporcionando a segunda edição no mesmo ano, no Porto de Santos.

“A 3ª edição do Inova Portos é um evento extremamente significativo para o Porto de Itajaí, no qual, certamente contribuirá para o aprimoramento portuário por meio de inovação e conhecimento. O objetivo do evento também está voltado para ações e projetos que possam preparar os portos nacionais, para o futuro. Nos próximos dias estaremos divulgando o link de inscrição para que todos possam participar”, comenta o Coordenador Executivo de Desempenho, Desenvolvimento e Planejamento Estratégico, Camilo Santiago de Souza Neto.

O Inova Portos é um evento anual realizado no Brasil, no qual reúne especialistas, empresários, acadêmicos e autoridades do setor portuário para discutir as últimas tendências e inovações no setor transporte marítimo e portuário.

“Estamos na terceira edição que para nós é importantíssimo, até porque a última edição no ano de 2022 foi realizado no maior porto do Brasil, que é o Porto de Santos. Estamos reunindo diversos palestrantes, startups que tenham muita produção de produtos, que possam ser oferecidos para o setor portuário. Estamos firmando várias parcerias para que o evento seja dinâmico, com muitas informações e que possam ser fechado muitos negócios entre os portos, sejam eles públicos ou privados. As expectativas são altas e tem tudo para ser um grande evento. Uma das diretrizes da Superintendência do porto, é a busca por novas tecnologias para o setor portuário, para que haja um retorno para a sociedade de Itajaí, por isso a importância da manutenção da autoridade portuária pública e municipal, objetivando cada vez mais melhorias para progredimos”, conclui o Diretor-Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza.

Entre os patrocinadores da 3ª edição do Inova Portos, estão a APM Terminals, Portonave e Van Oord. O evento também recebe o apoio das empresas Hidrotopo, Univali, Eco Litoral e Coringa. Destaque também pela participação e apoio do Governo Federal através do Ministério de Portos e Aeroportos, e Município de Itajaí por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Confira abaixo a programação completa do evento pelo link

http://terceiroinovaportos.portoitajai.com.br/downloads/PROGRAMACAO_INOVAPORTOS.pdf




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt