sábado, 20 de abril de 2024
03/07/2023 16:11

Porto de Imbituba exporta 3.595 bois vivos para a Turquia


Na última sexta-feira (30), foi realizada no Porto de Imbituba a operação de embarque de gado vivo no navio SHORTHORN EXPRESS. Com logística estruturada para atingir maior agilidade possível, visando o bem-estar animal, foram exportados 3.595 bois com destino à Turquia. Imbituba é o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina. O embarque de terneiros no complexo portuário é realizado desde 2016 e a última exportação desta carga havia ocorrido em novembro de 2019.

A operação realizada ao longo da sexta-feira foi acompanhada por servidores da SCPAR Porto de Imbituba e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Agência Marítima Imbituba (AMIL) agenciou o navio e fez o despacho aduaneiro da carga e a empresa Simetria Logística foi a responsável pelo embarque no Porto.

Os animais que vão abastecer o mercado euroasiático vêm de propriedades rurais dos três estados da Região Sul do Brasil. Antes de serem embarcados, os gados ficaram em quarentena durante 21 dias no Estabelecimento Pré-Embarque (EPE), localizado na cidade de Capão Alto (SC). Além de questões sanitárias, também é fiscalizado o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal.

Conforme explica Fúlvio Rosar Neto, superintendente do MAPA em Santa Catarina, os animais aptos para exportação têm todos o seu Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), que atesta a procedência e o atendimento das condições sanitárias exigidas. “Esse trabalho é realizado pelo Ministério da Agricultura, nós acompanhamos o embarque e estava tudo dentro das normas legais, então avaliamos que foi um sucesso essa operação”, ressaltou Fúlvio.

Especializado no transporte do animal, o navio tem viagem estimada de 18 dias até o desembarque.

“Esta operação foi planejada e teve atenção e cuidados redobrados, mesmo antes de o navio atracar. Nossa equipe atuou para que o atendimento no Porto fosse o mais rápido possível, desde o acesso ao complexo portuário, e o trabalho conjunto e responsável com os agentes envolvidos fizeram com que o trabalho ocorresse tranquilamente, conforme programado”, explicou o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt